Sabatina de Galípolo no Senado deve ser na próxima semana
Líder do governo será relator da indicação; Executivo acredita que votação no Plenário pode ocorrer no mesmo dia de análise na CAE
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva trabalha com a expectativa de a sabatina do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central ocorrer em 10 de setembro, terça-feira da próxima semana. Depois da indicação para o cargo, feita por Lula na última quarta-feira (28), Galípolo precisa ser aprovado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado e confirmado pelo plenário da Casa. Ele deve começar a se reunir com os senadores nesta segunda-feira (2).
“O presidente Lula reforçou a orientação de que, a partir de hoje, o líder [do governo no Senado] Jaques Wagner (PT-BA) acompanhe Galípolo em reuniões com todos os líderes partidários e com os membros da CAE, num primeiro momento, e com os demais para o plenário”, afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta segunda (2), após reunião com Lula e a equipe de coordenação do governo, no Palácio do Planalto.
Segundo Padilha, o relator da indicação de Galípolo na CAE será o próprio Wagner. A previsão do Executivo é que o relatório seja lido na comissão já nesta terça-feira (3). Embora não esteja pré-agendada, a votação no plenário pode ocorrer também na terça (10) da próxima semana, depois da análise na CAE. Para ser aprovado, o economista precisa da maioria simples (metade dos presentes) — a comissão tem 27 membros e, no total, são 81 senadores.
O ministro reforçou que, apesar da sabatina “antecipada” por conta das eleições de outubro, a posse de Galípolo no BC será apenas quando o atual presidente do banco, Roberto Campos Neto, deixar o cargo, em 31 de dezembro deste ano. “Ele só toma posse quando o presidente Campos Neto sair. Antecipação de sabatina não antecipa posse”, destacou.
Galípolo é o atual diretor de Política Monetária do Banco Central. Ele foi indicado por Lula para o cargo no ano passado e aprovado pelo Senado, tanto na CAE quanto no plenário, onde recebeu 39 votos favoráveis e 12 contrários. Na comissão, foram 23 “sim” e dois “não”.
Por ter sido avaliado recentemente pelos senadores, Padilha acredita que o economista receberá o aval dos parlamentares para substituir Campos Neto. “Independentemente de quando for concluída a votação no Senado, estamos confiantes da aprovação. Só ouvimos elogios até então e nenhuma restrição. O próprio presidente da CAE [Vanderlan Cardoso (PSD-GO)] acha que será tranquilo, porque ele já é conhecido”, completou.
Lula ainda precisa apontar dois diretores para assumir as áreas de regulamentação e administração do banco, cujos mandatos também terminam no fim deste ano.
Veja também
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
