Crianças internadas no HGE ganham momento de descontração com atividade culinária
Os pequenos pacientes produziram o “Biscoito da Alegria”, uma fórmula que ajuda a fortalecer o seu corpo

As crianças do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, se divertiram em mais uma edição da Oficina de Culinária, promovida pelo Serviço de Nutrição e Dietética da unidade hospitalar. Dessa vez, elas prepararam o “Biscoito da Alegria”, uma mistura de banana, aveia e uva-passas, cujo resultado foi o aprendizado sobre a importância de manter a alimentação saudável, sem perder o sabor e a diversão.
“A nossa ideia é que as nossas crianças entendam a importância de consumir alimentos saudáveis e compreendam que isso é possível com ingredientes saborosos. Além disso, é grande a queixa delas sobre a falta de apetite durante o período de internação. Então, de forma divertida, tentamos quebrar essa barreira, convidando-as para preparar uma receita que poderá ser repetida quando estiverem em casa”, revelou a nutricionista do HGE, Rosemary Caldas.
A banana é uma fruta rica em nutrientes e traz vários benefícios à saúde, como a regulação do sistema nervoso e do aparelho digestivo; ajuda no funcionamento do sistema circulatório, evitando câimbras, devido à presença do potássio; e possui o complexo B, responsável pela renovação celular e dos músculos. A aveia contribui com o controle do colesterol, do açúcar no sangue e do trânsito intestinal; com o fortalecimento dos nossos ossos e dentes; com a qualidade do sono; e, ainda, com a prevenção de doenças cardiovasculares.

“E temos a uva-passa, que tem ação antioxidante, ou seja, ajuda a eliminar radicais livres e a prevenir o dano celular; rica em fibras, o que ajuda na digestão e na sensação de saciedade; contém ácido oleanólico, cálcio, ferro, potássio e boro, substâncias amigas dos nossos ossos, dentes e articulações; contém melatonina, substância que ajuda a dormir; além de vitamina C, vitaminas do complexo B”, acrescentou a estudante de Nutrição e estagiária do HGE, Anna Gabrielly.
Diversão
Laís de Souza foi uma das mães que viu de pertinho toda a oficina acontecer. Ela afirma que o seu filho, com 6 anos de idade, se divertiu muito na produção do biscoito e durante as atividades paralelas, como a de pintura de desenhos. A família reside na zona rural de São José da Tapera, cidade localizada no Sertão alagoano, para onde pretende levar a receita e, assim, disseminar em outras crianças o hábito da alimentação saudável.
“Durante esse período que estamos aqui no HGE, eu tenho vivido várias experiências e essa é uma das que me surpreenderam. Além de todo o atendimento maravilhoso que o meu filho tem tido, com o cuidado de vários profissionais, vê-lo sorrindo, se divertindo e aprendendo aqui é algo que eu não imaginava. Por isso, eu agradeço a todos pela dedicação, pois, assim, vocês têm tornado os nossos dias mais leves e mais positivos”, afirmou Laís de Souza.
A Oficina de Culinária da Pediatria do HGE acontece ao longo do ano e conta com ajuda de estudantes universitários, que estão em período de estágio na maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas, aberta para as crianças. Toda a sua organização é estudada pela nutricionista preceptora e estagiários, analisando opções de receitas saudáveis a serem apresentadas de forma lúdica e divertida; mostrando, assim, que preparar uma alimentação saudável pode ser prazeroso e trazer benefícios para a saúde.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB

Júri popular de pai acusado de matar filho de 4 anos acontece nesta quinta-feira em Maceió

Cibele Moura propõe criação de ambulatórios e protocolo clínico para diagnóstico e tratamento da doença celíaca em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
