Saúde

Crianças internadas no HGE ganham momento de descontração com atividade culinária

Os pequenos pacientes produziram o “Biscoito da Alegria”, uma fórmula que ajuda a fortalecer o seu corpo

Por 7Segundos, com Assessoria 03/09/2024 13h01 - Atualizado em 03/09/2024 13h01
Crianças internadas no HGE ganham momento de descontração com atividade culinária
Crianças se divertiram produzindo o “Biscoito da Alegria” indicado por nutricionistas do HGE - Foto: Thallysson Alves / Ascom HGE

As crianças do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, se divertiram em mais uma edição da Oficina de Culinária, promovida pelo Serviço de Nutrição e Dietética da unidade hospitalar. Dessa vez, elas prepararam o “Biscoito da Alegria”, uma mistura de banana, aveia e uva-passas, cujo resultado foi o aprendizado sobre a importância de manter a alimentação saudável, sem perder o sabor e a diversão.

“A nossa ideia é que as nossas crianças entendam a importância de consumir alimentos saudáveis e compreendam que isso é possível com ingredientes saborosos. Além disso, é grande a queixa delas sobre a falta de apetite durante o período de internação. Então, de forma divertida, tentamos quebrar essa barreira, convidando-as para preparar uma receita que poderá ser repetida quando estiverem em casa”, revelou a nutricionista do HGE, Rosemary Caldas.

A banana é uma fruta rica em nutrientes e traz vários benefícios à saúde, como a regulação do sistema nervoso e do aparelho digestivo; ajuda no funcionamento do sistema circulatório, evitando câimbras, devido à presença do potássio; e possui o complexo B, responsável pela renovação celular e dos músculos. A aveia contribui com o controle do colesterol, do açúcar no sangue e do trânsito intestinal; com o fortalecimento dos nossos ossos e dentes; com a qualidade do sono; e, ainda, com a prevenção de doenças cardiovasculares.


“E temos a uva-passa, que tem ação antioxidante, ou seja, ajuda a eliminar radicais livres e a prevenir o dano celular; rica em fibras, o que ajuda na digestão e na sensação de saciedade; contém ácido oleanólico, cálcio, ferro, potássio e boro, substâncias amigas dos nossos ossos, dentes e articulações; contém melatonina, substância que ajuda a dormir; além de vitamina C, vitaminas do complexo B”, acrescentou a estudante de Nutrição e estagiária do HGE, Anna Gabrielly.

Diversão


Laís de Souza foi uma das mães que viu de pertinho toda a oficina acontecer. Ela afirma que o seu filho, com 6 anos de idade, se divertiu muito na produção do biscoito e durante as atividades paralelas, como a de pintura de desenhos. A família reside na zona rural de São José da Tapera, cidade localizada no Sertão alagoano, para onde pretende levar a receita e, assim, disseminar em outras crianças o hábito da alimentação saudável.

“Durante esse período que estamos aqui no HGE, eu tenho vivido várias experiências e essa é uma das que me surpreenderam. Além de todo o atendimento maravilhoso que o meu filho tem tido, com o cuidado de vários profissionais, vê-lo sorrindo, se divertindo e aprendendo aqui é algo que eu não imaginava. Por isso, eu agradeço a todos pela dedicação, pois, assim, vocês têm tornado os nossos dias mais leves e mais positivos”, afirmou Laís de Souza.

A Oficina de Culinária da Pediatria do HGE acontece ao longo do ano e conta com ajuda de estudantes universitários, que estão em período de estágio na maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas, aberta para as crianças. Toda a sua organização é estudada pela nutricionista preceptora e estagiários, analisando opções de receitas saudáveis a serem apresentadas de forma lúdica e divertida; mostrando, assim, que preparar uma alimentação saudável pode ser prazeroso e trazer benefícios para a saúde.