Marçal tem 21%, contra 20% de Nunes e Boulos, aponta pesquisa
De acordo com o Real Time Big Data, Marçal aparece numericamente à frente, com 21% das intenções de voto.
O empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na liderança da corrida eleitoral em São Paulo (SP).
É o que mostra a nova pesquisa do Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira (3), consolidando um cenário que já vinha sendo apontado por outros institutos. De acordo com o levantamento, Marçal aparece numericamente à frente dos dois principais concorrentes, com 21% das intenções de voto. Nunes, candidato à reeleição, e Boulos marcam 20% cada um.
No segundo pelotão da disputa municipal, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) soma 9% das intenções de voto, tecnicamente empatada com o jornalista José Luiz Datena (PSDB), com 8%. A economista Marina Helena (Novo) marca 3% das intenções de voto.
m relação à última pesquisa do instituto, realizada em julho, Pablo Marçal registrou um forte crescimento de 7 pontos percentuais (tinha 14%). Por outro lado, tanto Nunes quanto Boulos despencaram 9 pontos (ambos marcavam 29%).
Tabata e Datena, por sua vez, oscilaram dentro da margem de erro: a candidata do PSB foi de 8% para 9%, enquanto o tucano recuou de 9% para 8%. Marina Helena oscilou positivamente 2 pontos percentuais, de 1% para 3% das intenções de voto.
VEJA OS NÚMEROS
Pablo Marçal (PRTB): 21%
Ricardo Nunes (MDB): 20%
Guilherme Boulos (PSOL): 20%
Tabata Amaral (PSB): 9%
José Luiz Datena (PSDB): 8%
Marina Helena (Novo): 3%
Outros (Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP)): 1% Nulo/branco: 7% Não sabem/não responderam: 11%
SEGUNDO TURNO
O Real Time Big Data fez três simulações de segundo turno envolvendo os candidatos mais bem colocados na pesquisa. O prefeito Ricardo Nunes derrotaria tanto Guilherme Boulos quanto Pablo Marçal na disputa final, segundo o levantamento.
Contra Boulos, Nunes aparece com 45% das intenções de voto, ante 35% do deputado do PSOL. Dez por cento dos eleitores dizem que votariam em branco ou nulo e outros 10% não souberam ou não responderam.
Já em um enfrentamento com Pablo Marçal, Ricardo Nunes teria uma vitória mais apertada: 39% a 33%, com 14% de nulos/brancos e 14% que não souberam ou não responderam.
Em um eventual cenário de segundo turno entre Guilherme Boulos e Pablo Marçal, o candidato do PSOL aparece à frente, com 40% das intenções de voto, ante 37% do influenciador. Nesta simulação, 11% dos eleitores votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 12% não souberam ou não responderam.
A pesquisa
O Real Time Big Data realizou 1.500 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, na cidade de São Paulo, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP – 07377/2024.