Marçal tem 21%, contra 20% de Nunes e Boulos, aponta pesquisa
De acordo com o Real Time Big Data, Marçal aparece numericamente à frente, com 21% das intenções de voto.
O empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na liderança da corrida eleitoral em São Paulo (SP).
É o que mostra a nova pesquisa do Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira (3), consolidando um cenário que já vinha sendo apontado por outros institutos. De acordo com o levantamento, Marçal aparece numericamente à frente dos dois principais concorrentes, com 21% das intenções de voto. Nunes, candidato à reeleição, e Boulos marcam 20% cada um.
No segundo pelotão da disputa municipal, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) soma 9% das intenções de voto, tecnicamente empatada com o jornalista José Luiz Datena (PSDB), com 8%. A economista Marina Helena (Novo) marca 3% das intenções de voto.
m relação à última pesquisa do instituto, realizada em julho, Pablo Marçal registrou um forte crescimento de 7 pontos percentuais (tinha 14%). Por outro lado, tanto Nunes quanto Boulos despencaram 9 pontos (ambos marcavam 29%).
Tabata e Datena, por sua vez, oscilaram dentro da margem de erro: a candidata do PSB foi de 8% para 9%, enquanto o tucano recuou de 9% para 8%. Marina Helena oscilou positivamente 2 pontos percentuais, de 1% para 3% das intenções de voto.
VEJA OS NÚMEROS
Pablo Marçal (PRTB): 21%
Ricardo Nunes (MDB): 20%
Guilherme Boulos (PSOL): 20%
Tabata Amaral (PSB): 9%
José Luiz Datena (PSDB): 8%
Marina Helena (Novo): 3%
Outros (Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP)): 1% Nulo/branco: 7% Não sabem/não responderam: 11%
SEGUNDO TURNO
O Real Time Big Data fez três simulações de segundo turno envolvendo os candidatos mais bem colocados na pesquisa. O prefeito Ricardo Nunes derrotaria tanto Guilherme Boulos quanto Pablo Marçal na disputa final, segundo o levantamento.
Contra Boulos, Nunes aparece com 45% das intenções de voto, ante 35% do deputado do PSOL. Dez por cento dos eleitores dizem que votariam em branco ou nulo e outros 10% não souberam ou não responderam.
Já em um enfrentamento com Pablo Marçal, Ricardo Nunes teria uma vitória mais apertada: 39% a 33%, com 14% de nulos/brancos e 14% que não souberam ou não responderam.
Em um eventual cenário de segundo turno entre Guilherme Boulos e Pablo Marçal, o candidato do PSOL aparece à frente, com 40% das intenções de voto, ante 37% do influenciador. Nesta simulação, 11% dos eleitores votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 12% não souberam ou não responderam.
A pesquisa
O Real Time Big Data realizou 1.500 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, na cidade de São Paulo, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP – 07377/2024.
Últimas notícias
Arapiraca lança EducaChef para valorizar cozinheiras da Rede Municipal
Prefeitura de Palmeira dos Índios inaugura Escola Vereador Eloi Barbosa
Eleições 2026: veja datas e documentos para usar transporte intermunicipal gratuito
Prefeitura de Palmeira dos Índios inaugura UBS Integrada João Soares Pinto
Eleitores de Arapiraca terão transporte coletivo gratuito neste domingo (4)
MPAL flagra ilegalidades na Delegacia de Combate aos Crimes contra crianças
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
