Prodesin: Governo Paulo Dantas alcança o 3º maior volume de investimentos de empresas em 2024
Chegada de novos empreendimentos prevê a geração de mais de 5 mil empregos diretos e indiretos
Alagoas alcançou o 3º maior volume de investimentos dos últimos 10 anos das empresas beneficiadas pelo Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin). Apenas em 2024, a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes), aprovou benefícios fiscais e locacionais às empresas que vão investir mais de R$ 566 milhões.
Com isso, são mais de 5 mil postos de trabalho diretos e indiretos para os alagoanos.
Para a secretária Alice Beltrão, os números são resultado do trabalho intersetorial e dos investimentos do Governo Paulo Dantas em diversas áreas. “A chegada ou a ampliação dos empreendimentos é uma comprovação do ambiente favorável encontrado em Alagoas, o que, consequentemente, influencia na geração de empregos e no desenvolvimento econômico. E isso se torna um importante diferencial competitivo para o nosso estado na atração de novos negócios”.
Com benefícios fiscais e locacionais, segurança jurídica, compromisso com a sustentabilidade e com os Negócios de Impacto, investimentos em segurança, infraestrutura, turismo e educação, Alagoas vem se consolidando como um importante polo industrial e logístico.
Um estudo divulgado pelo Santander aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas deve registrar um crescimento de 3,4%, sendo a melhor estimativa do Nordeste e a 3ª maior do país. Além disso, o estado possui a menor taxa de desemprego desde 2012, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A secretária destaca que o estado tem buscado atrair negócios em várias áreas, com destaque para logística, sustentabilidade, turismo, energia limpa e gás natural.
“Nós assinamos com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS) o acordo de cooperação técnica sobre o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto). O que representa o fomento de uma economia mais regenerativa, sustentável e inclusiva para todos”, explica Alice.
No setor de energia, o estado celebra o potencial energético, ocupando a 3ª posição entre os estados com maior potencial energético no Nordeste. “Além da grande disponibilidade estadual de recursos naturais, o Governo de Alagoas tem implementado normativas regulatórias responsáveis e inovadoras, a exemplo da Lei do Gás, cujo aprimoramento permite estudos integrados com energéticos, podendo usar o biogás ou biometano”, destaca a secretária Alice Beltrão.
O valor total atraído até a última reunião do Conedes, realizada no dia 28 de agosto, foi R$ 566.201.770,92. A secretária lembra que estão programadas mais duas reuniões até o fim do ano. “Seguimos trabalhando para atrair mais empreendimentos por todo o estado, de Norte a Sul, buscando a interiorização dos serviços e das oportunidades de emprego”, pontua Alice Beltrão.
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
