Meio ambiente

Operação identifica dois pontos de vazamento da BRK na região da Praia da Avenida

Os vazamentos, identificados na última terça-feira (03) e nesta quinta-feira (05), despejam esgoto e água potável diretamente na rede de drenagem

Por 7Segundos, com Assessoria 05/09/2024 12h12 - Atualizado em 05/09/2024 12h12
Operação identifica dois pontos de vazamento da BRK na região da Praia da Avenida
Diante da gravidade da situação, a Semurb autuou a concessionária por infração à Lei Nº 4548/96 do Código Municipal de Meio Ambiente - Foto: Ascom

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) localizaram dois novos pontos de extravasamento em estruturas da BRK Ambiental, concessionária responsável pelo saneamento básico da cidade. Os vazamentos, identificados na última terça-feira (03) e nesta quinta-feira (05), despejam esgoto e água potável diretamente na rede de drenagem, contaminando o mar da Praia da Avenida, na região do Prado.

O primeiro ponto de vazamento, identificado na terça-feira, se tratava de esgoto proveniente de um transbordamento no emissário submarino de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da BRK. Devido a falhas no sistema, o esgoto ingressou nas tubulações de drenagem e foi lançado no mar, causando um grave impacto ambiental. Diante da gravidade da situação, a Semurb autuou a concessionária por infração à Lei Nº 4548/96 do Código Municipal de Meio Ambiente.

Nesta quinta-feira (05), um novo problema foi identificado na mesma região: um reservatório de água localizado na Comunidade Vila dos Pescadores estava transbordando, desperdiçando água potável e limpa na rede de drenagem.

Diante dos constantes problemas causados pelos vazamentos da BRK, a Prefeitura de Maceió reforça o compromisso de fiscalizar as atividades da concessionária e de garantir a aplicação das leis ambientais. A população pode contribuir denunciando qualquer irregularidade através dos canais oficiais da Prefeitura.