HGE faz 7ª captação de órgãos e contribui para reduzir lista de espera por transplantes
Dois rins foram disponibilizados para o Sistema Nacional de Transplantes, vinculado ao Ministério da Saúde
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou, na sexta-feira (6), a sétima captação de órgãos para transplantes e, com isso, se notabilizou como a unidade do Estado que mais contribuiu para reduzir a lista de espera em Alagoas. Com a nova captação, dois rins foram disponibilizados para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), vinculado ao Ministério da Saúde (MS), possibilitando que brasileiros compatíveis com o perfil do doador pudessem ser beneficiados.
Segundo a Central de Transplantes de Alagoas, somente este ano, 19 doações de órgãos foram autorizadas nos hospitais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A expectativa é que, com a campanha do Setembro Verde pela doação de órgãos, mais cidadãos compreendam a importância do engajamento nesta causa, se declarem doadores para seus familiares e, estes, autorizem a captação, em caso de morte encefálica.
“Entendemos que a autorização da doação de órgãos é uma decisão difícil para quem está se despedindo do ente querido e a essas pessoas o nosso profundo respeito e admiração. Mas, também, compreendemos que é nosso papel continuar a nossa corrente pela vida. Então, agradecemos aos familiares do doador que permitiu a captação e que isso possa prosperar, que outras pessoas possam se inspirar nesta causa e que mais cidadãos sejam beneficiados”, destacou Caroline Carvalho, enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO).
Sensibilização dos profissionais
O diretor geral do HGE, Fernando Fortes Melro, salientou que a unidade hospitalar tem se consolidado como o hospital de Alagoas que mais contribui com a diminuição da fila de espera por doação de órgãos. "E para alcançarmos este patamar, sensibilizamos os nossos profissionais sobre a causa, esclarecendo as suas dúvidas e indicando o papel que cada um tem nesse processo”, afirmou o gestor.
E com a sensibilização dos profissionais do HGE para a causa da captação de órgãos, Alagoas deve reduzir a lista de espera por transplantes. Isso porque, conforme a Central de Transplantes de Alagoas, até o último levantamento realizado, 536 pessoas estavam esperando por um órgão no Estado, sendo 512 por córneas, 18 por um rim e seis por um fígado.
“Com o Setembro Verde intensificamos a conscientização sobre a doação de órgãos para salvar mais vidas. Cada doação devolve a vida a pessoas que estão na lista de espera por um órgão. Então, convido a toda sociedade para pensar sobre este assunto. Declare-se um doador de órgãos e continue salvando vidas”, disse a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.
Lista única
A lista para transplantes de órgãos é única e vale tanto para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para os da rede privada. Ela funciona baseada em critérios técnicos, em que a tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados.
Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
