Na Mira da Notícia: candidato Professor Romildo fala sobre melhorias que almeja para Rio Largo
Ângelo Farias comandou a sabatina fazendo perguntas sobre saúde e educação
Desta vez o convidado a participar da sabatina desta sexta-feira (13), no programa Na Mira da Notícia, foi o Professor Romildo (PL), candidato a prefeito de Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió.
O encontro foi dividido em dois momentos, seguidos de perguntas sobre assuntos de saúde, educação, transporte e acessibilidade, infraestrutura e finanças. O âncora do programa Ângelo Farias iniciou perguntando ao Professor Romildo o porquê que a população rio-larguense deveria votar no candidato.
O professor respondeu enfatizando a quantidade de anos que vive em Rio Largo, onde desenvolveu grandes projetos na área do esporte e cultura, especialmente na comunidade do Brasil Novo.
"Fizemos um trabalho forte naquela comunidade. Ganhamos 20 vezes o JEAL [Jogos Estudantis de Alagoas], representamos em diversos estados do Brasil. Nós também decidimos galgar um pleito eleitoral em 2012; em 2016 fui eleito em primeiro lugar, foi a maior votação da cidade. Estamos muito animados com a campanha. Rio Largo precisa de um prefeito que não seja preso, caçado, precisamos de nomes novos para que a cidade desenvolva", disse o professor.
Modernização da saúde
O primeiro assunto colocado em pauta foi referente à precariedade e a falta de reestruturação e modernização na área da saúde, principalmente no Hospital Ib Gatto Falcão, unidade onde grande parte da população não consegue fazer alguns exames como, por exemplo o de endoscopia. Romildo respondeu que uma das propostas em sua gestão será realizar convênios com clínicas particulares para suprir carências.
"Os médicos prescrevem e infelizmente esse tratamento não é finalizado devido à baixa oferta de exames. A gente tem que fazer parcerias, disponibilizar exames e procedimentos cirúrgicos.
Questionado se em sua gestão haverá a utilização de recursos tecnológicos para agilizar as demandas nos postos de saúde, e ter praticidade na hora de marcar consultas, o candidato afirmou que é necessário modernizar a saúde e criar um sistema integrado entre a população e a chefia do posto, para minimizar os transtornos.
"É um sistema que precisa ser ampliado e melhorado, mas hoje não tem tantas viagens perdidas nos postos de saúde. Porém é preciso sim que a escola atenda às crianças na própria unidade escolar, capacitações para profissionais da saúde, políticas públicas para as crianças, temos que trabalhar em cima da prevenção, para que assim a gente possa salvar muitas vidas".
Valorização do professor
Na área da educação, o Professor Romildo citou um caso em que os professores se sentiram desmotivados em 2017, quando muitos direitos foram retirados da categoria pela gestão, como o vale-transporte e a falta de pagamento dos precatórios.
Ele também lançou a proposta de procurar valorizar mais o profissional da educação, fazendo com que os índices de desenvolvimento cresçam.
"É ano eleitoral e mesmo assim ainda não teve aumento do salário dos professores, que é direito por lei. "É muita gente que estuda no CEPA, no Eustáquio Gomes, que sai de Rio Largo todo dia para estudar em outro município. Então, quero ser eleito para ampliar o número de vagas em creches, em escolas, triplicar o número de creches para darmos boa qualidade de ensino".
O candidato lembrou do projeto Gigantinhos, realizado por JHC em Maceió, e disse que um dos objetivos, caso seja eleito, é aplicar essa ideia também em Rio Largo. Além disso, ele pretende levar capacitação para os professores e melhorar a estrutura das unidades escolares, como uma porta de entrada para melhorar o IDEB na cidade.
Encerrando sua participação no programa, o Professor Romildo ressaltou a importância de ser ficha limpa e da população analisar em quem vai votar este ano, frisando também a sua trajetória de sempre querer o bem do povo de Rio Largo e que tem apoio de grandes nomes da política como Alfredo Gaspar, Cabo Bebeto e JHC.