Eleições

Em sabatina, Tarcizo Freire afirma que Luciano Barbosa pediu para ele desistir de candidatura

Candidato usou boa parte do tempo para fazer críticas ao atual prefeito

Por 7Segundos 12/09/2024 20h08
Em sabatina, Tarcizo Freire afirma que Luciano Barbosa pediu para ele desistir de candidatura
Tarcizo Freire e a vice da chapa, Neusa Jussara, no durante sabatina do Na Mira Arapiraca - Foto: Reprodução

O ex-deputado Tarcizo Freire (Solidariedade) foi o terceiro candidato a prefeito de Arapiraca a participar da sabatina promovida pelo programa Na Mira da Notícia, do Grupo 7Segundos, veiculada na noite desta quinta-feira (12) pela rádio Gazeta FM Arapiraca.

Durante os 40 minutos de entrevista com o jornalista Luciano Amorim, Freire repetiu algumas vezes que o grupo político ao qual pertence Luciano Barbosa "quer ver o povo alienado" e chegou a dizer que teria recebido proposta do prefeito para desistir da disputa do dia 6 de outubro.

"Ele esteve na minha casa para eu não sair candidato. Tem uns 40 dias. Eu disse na cara dele: 'tu é um enganador, cara, você pode enrolar todo mundo, mas a mim, não'", disse, e continuou, após o âncora do programa perguntar a ele qual foi o convite feito pelo prefeito: "para eu não sair candidato e meu filho, ele botava onde ele quisesse. Mas eu sabia que ele queria me enganar, porque ele engana todo mundo. Ele é um imperador, mas o gladiador aqui tem sangue nas veias e coração valente", completou, se referindo a si próprio.

Tarcizo Freire também falou sobre a ação movida pelo seu partido contra a coligação de Luciano Barbosa, a quem acusou de "esconder" a vice da chapa, Rute Nezinho (PP). "Judicializei em homenagem às mulheres. Ele não estava usando o nome da mulher em 30% dos adesivos, como manda a legislação eleitoral. Eu judicializei e ele foi condenado a pagar multa e reorganizar o material. Não sei porque ele fica escondendo a mulher, mas soube usar a Rute para receber R$ 2 milhões do fundo partidário. Ele está usando a mulher só para isso, será que é machista?", indagou.

Sobre o fato de o PP - partido pelo qual Tarcizo disputou duas vezes a prefeitura de Arapiraca - ter destinado R$ 2 milhões para a campanha de Luciano Barbosa, o ex-deputado disse não guardar mágoa, mesmo dizendo que nunca recebeu qualquer benefício enquanto esteve no atual partido de Rute Nezinho.

Freire mencionou Pablo Marçal e disse que se estivesse em São Paulo votaria nele e falou também em JHC e o projeto de tarifa zero para idosos nos transportes públicos nos fins de semana e feriados, como exemplo do que gostaria de implantar em Arapiraca, além de falar também do ex-presidente Bolsonaro, atribuindo a ele a obra de transposição do rio São Francisco, que estava com mais de 90% concluída na gestão anterior.

O candidato afirmou também que, se eleito, pretende fazer concurso público em todos os níveis e que irá rever as vagas de cargos comissionados. De acordo com ele, a prefeitura de Arapiraca conta com um quatro de 5 mil trabalhadores em cargos comissionados.

"Tem os cargos comissionados, tem os contratados e faz processo seletivo. Ele não faz concurso que é para ter esse povo na mão dele, temos que rever isso aí. Nos cargos de comissão, [a admissão no serviço público] tem que ser por meio de currículo. E a gente pode beneficiar sabe quem? As pessoas autistas. Eles são pessoas inteligentes, caramba", declarou. No trecho da sabatina em que foi tratado o tema educação, ele falou que pretende dar atenção especial às crianças autistas. Disse ser a favor da inclusão das crianças atípicas no ensino regular, mas disse também que pretende também abrir escola para atender especialmente esse público. "Sou a favor da inclusão, mas vejo pais e mães que acham que os filhos não conseguem acompanhar o ensino em uma escola normal, e além disso tem o bullying", declarou.

Sobre seu plano de governo, ele afirmou que pretende fazer licitações para o transporte público; a implantação da zona azul; organização e incentivo para mototáxis "porque está uma verdadeira bagunça", nas palavras dele; e a criação de um polo industrial, com incentivos fiscais e desburocratização para atrair mais empresas. Após declarar que indústrias têm deixado Arapiraca para distritos industriais em cidades vizinhas, devido a incentivos, como isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS), ele disse que o município deve seguir o exemplo desses municípios. 

Sobre o marco legal do saneamento básico, Freire disse ser contra a transferência da outorga da Casal para uma empresa privada "porque só vai aumentar a conta para a população" e disse que, se eleito, pretende buscar junto à bancada federal, emendas para a realização de obras de esgotamento sanitário.

A rodada de sabatinas com os candidatos a prefeito de Arapiraca no programa Na Mira da Notícia está acontecendo durante toda a semana. Na segunda, Sílvio Cezar (PSOL) seria o primeiro entrevistado, mas foi vetado pelo partido de participar do ato de campanha. No dia seguinte, a sabatina foi com o prefeito Luciano Barbosa (MDB) e na quarta-feira foi a vez da ex-prefeita Fabiana Pessoa (PL). A última entrevista da rodada será com o candidato Lindomar Ferreira (PSDB) nesta sexta (13), a partir das 18h.