Maceió tem a melhor Atenção Primária do Nordeste e a segunda do Brasil
Reconhecimento alcançado em 2023 teve como base os indicadores do programa Previne Brasil
Maceió foi considerada destaque, duas vezes, pela qualidade do desempenho na Atenção Primária. A saúde municipal recebeu o reconhecimento do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que mede a qualidade da Atenção Primária em todo o território nacional.
A capital alagoana alcançou, por duas vezes, em 2023, o índice de melhor nota das capitais do Nordeste. O reconhecimento oficial do Governo Federal foi fruto da efetivação de ações como a informatização das Unidades Básicas de Saúde.
A medida propicia a inserção de instrumentos tecnológicos e a criação de um painel de monitoramento que estimularam a observação atenta dos componentes do financiamento da Atenção Primária, elaboradas pelas equipes de saúde.
Entre os indicadores que tiveram destaque no resultado final de 2023 estão o aumento do atendimento odontológico oferecido às gestantes, crescimento das coberturas vacinais, aumento do acompanhamento de pacientes hipertensos nos postos de saúde, evitando que eles evoluam para quadros mais graves, ampliação da realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites e o aumento da realização de citologias e da coleta de hemoglobina glicada, o que permite o monitoramento da glicose em pacientes diabéticos.
A vacinação com o imunizante Pentavalente e contra a Poliomielite registra 85% de cobertura em Maceió. O resultado positivo marca o primeiro quadrimestre de 2024. O indicador se apresenta em uma curva crescente ao longo deste e de outros períodos. A meta alcançada sinaliza o esforço das áreas técnicas e das equipes gestoras para melhorar o desempenho da Atenção Primária.
Além disso, programas como o Corujão da Saúde, Saúde da Gente e Brota na Grota, que ultrapassaram um milhão de atendimentos, são responsáveis pela melhoria da saúde dos maceioenses e pelo reconhecimento do Ministério da Saúde.
“Os resultados só foram possíveis, graças ao empenho dos profissionais de saúde e do trabalho da Prefeitura de Maceió, para alcançar indicadores positivos de saúde, o que reflete na qualidade da assistência oferecida à população”, afirma o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
