Maceió tem a melhor Atenção Primária do Nordeste e a segunda do Brasil
Reconhecimento alcançado em 2023 teve como base os indicadores do programa Previne Brasil
Maceió foi considerada destaque, duas vezes, pela qualidade do desempenho na Atenção Primária. A saúde municipal recebeu o reconhecimento do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que mede a qualidade da Atenção Primária em todo o território nacional.
A capital alagoana alcançou, por duas vezes, em 2023, o índice de melhor nota das capitais do Nordeste. O reconhecimento oficial do Governo Federal foi fruto da efetivação de ações como a informatização das Unidades Básicas de Saúde.
A medida propicia a inserção de instrumentos tecnológicos e a criação de um painel de monitoramento que estimularam a observação atenta dos componentes do financiamento da Atenção Primária, elaboradas pelas equipes de saúde.
Entre os indicadores que tiveram destaque no resultado final de 2023 estão o aumento do atendimento odontológico oferecido às gestantes, crescimento das coberturas vacinais, aumento do acompanhamento de pacientes hipertensos nos postos de saúde, evitando que eles evoluam para quadros mais graves, ampliação da realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites e o aumento da realização de citologias e da coleta de hemoglobina glicada, o que permite o monitoramento da glicose em pacientes diabéticos.
A vacinação com o imunizante Pentavalente e contra a Poliomielite registra 85% de cobertura em Maceió. O resultado positivo marca o primeiro quadrimestre de 2024. O indicador se apresenta em uma curva crescente ao longo deste e de outros períodos. A meta alcançada sinaliza o esforço das áreas técnicas e das equipes gestoras para melhorar o desempenho da Atenção Primária.
Além disso, programas como o Corujão da Saúde, Saúde da Gente e Brota na Grota, que ultrapassaram um milhão de atendimentos, são responsáveis pela melhoria da saúde dos maceioenses e pelo reconhecimento do Ministério da Saúde.
“Os resultados só foram possíveis, graças ao empenho dos profissionais de saúde e do trabalho da Prefeitura de Maceió, para alcançar indicadores positivos de saúde, o que reflete na qualidade da assistência oferecida à população”, afirma o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura.