HGE realiza nona captação de órgãos e cinco pessoas serão beneficiadas
Pai do doador ressalta a importância do gesto que levará felicidade aos receptores, seus familiares e amigos
Durante a campanha do Setembro Verde, que busca conscientizar e incentivar a doação de órgãos, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou a sua nona captação de órgãos no fim da noite desta sexta-feira (13). Dessa vez, o doador foi um jovem de 20 anos cuja família, mesmo em meio à dor, demonstrou uma enorme empatia ao possibilitar que outras cinco pessoas fossem contempladas com essa decisão.
"Este momento representa mais um passo importante no fortalecimento da cultura da doação de órgãos em Alagoas. A solidariedade da família do doador mostra o quanto podemos fazer a diferença na vida de tantas pessoas", destacou o secretário de Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda.
“Nessa captação conseguimos disponibilizar as córneas, os rins e o fígado, que foram registrados no Sistema Nacional de Transplantes e serão levados ao doador indicado. Todo o processo sigiloso atendeu às normas necessárias, desde as técnicas cirúrgicas para a retirada dos órgãos até o transporte adequado ao receptor”, afirmou a enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Anne Karine Hora.
A decisão pela doação dos órgãos foi definida após uma conversa entre os familiares. Pedro Feliciano de Almeida Neto, pai do doador, relatou que todos entenderam a importância do gesto por estarem conscientes do impacto positivo que ele terá em várias pessoas.
“Como pai, decidimos juntos, eu e minha família, doar os órgãos do meu filho pelo papel e importância da doação de órgãos, que vai salvar outras e outras vidas. Agradeço todo o cuidado que as equipes têm tido conosco, desde quando informaram que iniciariam o protocolo que poderia diagnosticar a morte encefálica. Essa atenção é muito necessária para nós”, disse o pai do doador.
Os órgãos captados já foram transportados para as pessoas que aguardam pela realização do tão esperado transplante, trazendo esperança após dias de medo e incerteza. A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, destacou o comprometimento das equipes responsáveis pelas captações e pelos transplantes.
"Estamos aqui pela vida, por tantas vidas que podem e devem ser salvas. No levantamento que fizemos em agosto, identificamos que 536 pessoas em Alagoas aguardam ansiosamente pelo transplante. Essas pessoas têm pressa, então cabe a nós agir com eficiência em todas as oportunidades que surgirem”, disse Daniela Ramos.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
