[Vídeo] Novos patrimônios culturais vivos de Alagoas são diplomados nesta terça (17)
Cerimônia ocorreu no Palácio República dos Palmares, com a presença de secretários do Governo de Alagoas
![[Vídeo] Novos patrimônios culturais vivos de Alagoas são diplomados nesta terça (17)](https://img.7segundos.com.br/JZYgq9-EL5YUD8uIgj6LounyTXQ=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2024-09-17-at-155526.jpeg)
Três novos patrimônios culturais vivos de Alagoas foram diplomados, nesta terça-feira (17), em uma cerimônia realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió. A mestra artesã Sônia Maria, e os mestres Geraldo José da Silva e Rubério de Oliveira Fontes, foram os contemplados.
Para a secretária de Cultura do Estado, Mellina Freitas, a cerimônia foi uma celebração e um reconhecimento pelo longo trabalho que os artistas têm feito em Alagoas.
"Esses contemplados são verdadeiramente artistas que se destacam, e a gente reconhece sabendo que a população e a sociedade já reconhece há muito tempo, assim como existem outros mestres e mestras que já são reconhecidos socialmente, e que no futuro certamente receberão também oficialmente esse título", disse Mellina Freitas.
Também estava presente o secretário-geral de Alagoas, Vitor Pereira, que comemorou junto com os diplomados. Segundo o secretário, o reconhecimento dos três mestres é uma forma de valorizar a cultura alagoana. "O reconhecimento desses mestres valoriza aquilo que nos caracteriza como identidade de alagoano e alagoana, e isso para nós sempre vai ser um vetor, uma forma de valorização da cultura, uma valorização do povo alagoano", afirmou.

A artesã Sônia Maria ficou contente com o título, e enfatizou que se sente feliz ao ver que o artesanato local tem gerado bons frutos para os alagoanos, especialmente para as mulheres de baixa renda.
"Todo artesanato local em geral além de ser um complemento de renda é uma terapia. Meu intuito é sempre ensinar turmas, mulheres de baixa renda. O mais importante pra mim é ver essa renda expandida, com várias pessoas fazendo hoje, com pessoas tendo mais poder aquisitivo através dela, e é uma satisfação pessoal e cultural", disse a mestra.
Veja também
Últimas notícias

Criança de três anos é socorrida após se afogar em piscina no Litoral Norte de AL

Prefeitura realiza fiscalização e organização da feira livre em Girau na segunda (4)

TJ reinaugura Fórum de São Miguel dos Campos na próxima segunda-feira (4)

Marcelo Beltrão pede recuperação da pista de atletismo do Cepa para revelar novos talentos

Estado transfere pacientes com transtornos mentais para residências terapêuticas

Ação integrada prende em Rio Largo mais um integrante de facção criminosa em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
