[Vídeo] Novos patrimônios culturais vivos de Alagoas são diplomados nesta terça (17)
Cerimônia ocorreu no Palácio República dos Palmares, com a presença de secretários do Governo de Alagoas
![[Vídeo] Novos patrimônios culturais vivos de Alagoas são diplomados nesta terça (17)](https://img.7segundos.com.br/JZYgq9-EL5YUD8uIgj6LounyTXQ=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2024-09-17-at-155526.jpeg)
Três novos patrimônios culturais vivos de Alagoas foram diplomados, nesta terça-feira (17), em uma cerimônia realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió. A mestra artesã Sônia Maria, e os mestres Geraldo José da Silva e Rubério de Oliveira Fontes, foram os contemplados.
Para a secretária de Cultura do Estado, Mellina Freitas, a cerimônia foi uma celebração e um reconhecimento pelo longo trabalho que os artistas têm feito em Alagoas.
"Esses contemplados são verdadeiramente artistas que se destacam, e a gente reconhece sabendo que a população e a sociedade já reconhece há muito tempo, assim como existem outros mestres e mestras que já são reconhecidos socialmente, e que no futuro certamente receberão também oficialmente esse título", disse Mellina Freitas.
Também estava presente o secretário-geral de Alagoas, Vitor Pereira, que comemorou junto com os diplomados. Segundo o secretário, o reconhecimento dos três mestres é uma forma de valorizar a cultura alagoana. "O reconhecimento desses mestres valoriza aquilo que nos caracteriza como identidade de alagoano e alagoana, e isso para nós sempre vai ser um vetor, uma forma de valorização da cultura, uma valorização do povo alagoano", afirmou.

A artesã Sônia Maria ficou contente com o título, e enfatizou que se sente feliz ao ver que o artesanato local tem gerado bons frutos para os alagoanos, especialmente para as mulheres de baixa renda.
"Todo artesanato local em geral além de ser um complemento de renda é uma terapia. Meu intuito é sempre ensinar turmas, mulheres de baixa renda. O mais importante pra mim é ver essa renda expandida, com várias pessoas fazendo hoje, com pessoas tendo mais poder aquisitivo através dela, e é uma satisfação pessoal e cultural", disse a mestra.
Veja também
Últimas notícias

Secretaria de Saúde de Penedo promove vacinação contra a gripe no próximo sábado, 26

Acidente gravíssimo deixa dois mortos na BR-316, em Pindoba

Prefeitura de Arapiraca realiza doação de mais de 1 mil leites arrecadados durante Bloco Tô Seguro

1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece nesta quinta (24) em Palmeira

Atriz de Ó Paí Ó realiza curso de atuação gratuito em Arapiraca nesta segunda (28)

Micro-ônibus perde freios e atinge poste e veículos na Ladeira dos Martírios, Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
