[Vídeo] Novos patrimônios culturais vivos de Alagoas são diplomados nesta terça (17)
Cerimônia ocorreu no Palácio República dos Palmares, com a presença de secretários do Governo de Alagoas
Três novos patrimônios culturais vivos de Alagoas foram diplomados, nesta terça-feira (17), em uma cerimônia realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió. A mestra artesã Sônia Maria, e os mestres Geraldo José da Silva e Rubério de Oliveira Fontes, foram os contemplados.
Para a secretária de Cultura do Estado, Mellina Freitas, a cerimônia foi uma celebração e um reconhecimento pelo longo trabalho que os artistas têm feito em Alagoas.
"Esses contemplados são verdadeiramente artistas que se destacam, e a gente reconhece sabendo que a população e a sociedade já reconhece há muito tempo, assim como existem outros mestres e mestras que já são reconhecidos socialmente, e que no futuro certamente receberão também oficialmente esse título", disse Mellina Freitas.
Também estava presente o secretário-geral de Alagoas, Vitor Pereira, que comemorou junto com os diplomados. Segundo o secretário, o reconhecimento dos três mestres é uma forma de valorizar a cultura alagoana. "O reconhecimento desses mestres valoriza aquilo que nos caracteriza como identidade de alagoano e alagoana, e isso para nós sempre vai ser um vetor, uma forma de valorização da cultura, uma valorização do povo alagoano", afirmou.

A artesã Sônia Maria ficou contente com o título, e enfatizou que se sente feliz ao ver que o artesanato local tem gerado bons frutos para os alagoanos, especialmente para as mulheres de baixa renda.
"Todo artesanato local em geral além de ser um complemento de renda é uma terapia. Meu intuito é sempre ensinar turmas, mulheres de baixa renda. O mais importante pra mim é ver essa renda expandida, com várias pessoas fazendo hoje, com pessoas tendo mais poder aquisitivo através dela, e é uma satisfação pessoal e cultural", disse a mestra.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
