Galeria Alagoas Feita à Mão garante espaço gratuito para venda da produção artesanal
Nova vitrine do artesanato alagoano, no Jaraguá, foi inaugurada na terça-feira (17) pelo governador Paulo Dantas, no Mercado das Artes 31
O governador Paulo Dantas inaugurou, na terça-feira (17), a Galeria do Programa Alagoas Feita à Mão. O espaço funciona no Mercado das Artes 31, no histórico bairro de Jaraguá, em Maceió. A nova vitrine do artesanato alagoano vai reunir a rica produção dos mestres e mestras alagoanas em uma loja dedicada exclusivamente à exposição e à comercialização das peças, sem nenhum custo para esses profissionais.
Paulo Dantas afirmou que o objetivo central do Alagoas Feita à Mão é o fortalecimento do artesanato produzido no estado. “O artesanato é um fator fundamental para o desenvolvimento social e econômico de Alagoas. Esse setor que é tão pujante merece ter os seus produtos expostos em locais estratégicos, como aqui em Jaraguá, no Mercado das Artes 31”, enfatizou o governador, ao lado do secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Hugo Leahy, pasta a qual o programa está vinculado.
Com a inauguração da Galeria no Mercado das Artes 31, o Alagoas Feita à Mão passa a contar agora com dois espaços para exposição e comercialização. O primeiro foi inaugurado em julho deste ano. Trata-se do Centro de Referência, que funciona na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Maceió. O governador anunciou que mais lojas serão instaladas.
“Nosso objetivo é abrirmos mais lojas, porque quanto mais pessoas conhecerem o nosso artesanato, mais valor agregado se ganha na produção dos nossos mestres artesãos. Isso melhora a rentabilidade dos seus negócios, de toda a família; e incentiva a sucessão, porque é importante que os mais velhos passem esse talento para os mais os novos. Assim a gente gera desenvolvimento, gera oportunidades, traz recursos externos para Alagoas, o que dinamiza a economia”, observou Paulo Dantas.
A primeira composição de expositores para a Galeria Alagoas Feita à Mão foi realizada por meio de curadoria. Na abertura, o espaço apresenta mais de 20 produções artesanais, entre individuais e entidades representativas.
Hugo Leahy explicou a dinâmica de funcionamento da loja. De acordo com o secretário, durante 30 dias, a Galeria irá rotacionar suas exposições para incluir o maior número possível de produções artesanais. “Aqui nós estamos com 20 artesãos que, a cada 30 dias, serão renovados. Até o fim do mandato do governador Paulo Dantas, queremos contemplar 500 desses profissionais”, afirmou Leahy.
Durante a solenidade, ele anunciou a realização de cursos que serão promovidos em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq). “Os artesãos vão aprender sobre empreendedorismo, como lidar com o dinheiro que recebem, e participarão de novas oficinas”, informou.
“Sacada de mestre”
Uma das professoras desses cursos será a Mestra Vânia, Patrimônio Vivo de Alagoas. Ela prestigiou a solenidade de inauguração da Galeria Alagoas Feita à Mão. A artesã aprovou a iniciativa do Governo do Estado de criar um novo espaço para a comercialização da produção artesanal genuinamente alagoana.
“Foi uma sacada de mestre do nosso govenador, porque o artesão precisa escoar o seu produto. Ele está abrindo portas, por isso essa visão é muito importante para a gente que produz. Os artesãos alagoanos estavam sem local para expor, porque o verdadeiro artesanato do nosso Estado está aqui no Alagoas Feita à Mão. Esse é um produto nosso, somos nós que produzimos, por isso essa valorização é muito importante”, avaliou Vânia.
A Galeria contará, ainda, com uma vendedora instruída pela equipe do Programa Alagoas Feita à Mão, permitindo que os artesãos não precisem estar presentes fisicamente para comercializar suas peças. Dessa forma, os profissionais do interior do estado também terão a oportunidade de participar e expor seus trabalhos.
Inaugurado em 2022, o Mercado das Artes 31 é um vibrante espaço cultural e comercial dedicado à celebração e à promoção da cultura alagoana. O equipamento foi criado para ser um ponto de encontro dinâmico para artistas, artesãos e o público em geral, oferecendo uma rica variedade de produtos e experiências culturais.
A solenidade de inauguração foi embalada pelo Fandango do Pontal. Prestigiaram ainda a cerimônia o empresário e idealizador do Mercado das Artes 31, Matheus Vilela; os secretários de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante; da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Arabella Mendonça; e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César; dentre outras autoridades.