Arena Detranzinho ensina crianças a como tornar o trânsito mais seguro
Crianças de 12 instituições de ensino passarão pela arena durante a Semana Nacional de Trânsito
Formar e conscientizar futuros condutores têm sido umas das principais missões do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas, e a “Arena Detranzinho” é o espaço onde esse conhecimento está sendo transmitido para alunos do ensino fundamental de escolas públicas do estado.
Crianças de 12 instituições de ensino passarão pela arena do Detran durante a Semana Nacional de Trânsito, até a próxima quarta-feira (25). A Arena Detranzinho traz a temática do trânsito para crianças com idades entre 3 e 9 anos, de forma lúdica, com um bate-papo sobre as regras básicas de convivência no trânsito, vídeos educativos e jogos interativos.
No final das atividades, os alunos vão aplicar os conhecimentos na prática, usando bicicletas em um circuito com sinalizações verticais e horizontais. De acordo com Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, as crianças serão os nossos futuros condutores e é preciso educá-los desde pequenos para que cresçam respeitando as leis de trânsito.
“Mais do que saber sobre as leis de trânsito, as crianças aprendem na Arena Detranzinho a viver melhor em sociedade, porque conseguimos mostrar para eles que os usuários do trânsito devem ser respeitados, o pedestre, o condutor, o ciclista, o motociclista, todos. E, dessa forma, eles também se tornam agente multiplicadores, levando essas informações para os pais, amigos, vizinhos e todos que fazem parte do convívio social daquele jovem”, destacou.
Quem aproveitou muito cada minuto em que passou na Arena Detranzinho foi Melissa Oliveira, que tem apenas 5 anos de idade e estuda na Escola Bilíngue do município de Pilar.
“Foi tudo muito legal aqui! Eu me diverti muito brincando e conhecendo mais sobre o trânsito. Aprendi que quando a luz vermelha do semáforo está acessa, nós temos que parar; na luz amarela, temos que ter atenção; e na luz verde, nós podemos andar. O que eu mais gostei foi andar na bicicleta de rodinha”, contou a menina.
Oliver Ferreira tem 9 anos, estuda no 3º ano do ensino fundamental da escola de Pilar e, para ele, também foi um dia muito bom e divertido.
“Ir no circuito de bicicleta foi o que eu mais gostei e aproveitei. A maior lição que tive aqui foi de respeitar o pedestre, principalmente quando ele for atravessar na faixa”, relatou o garoto.