Biota realiza ação para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Limpeza simbólica foi feita na praia de Guaxuma, ao lado do Bora Bar, em Maceió
Mais uma edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias iniciou em Maceió. A ação, realizada pelo Instituto Biota de Conservação, teve início neste sábado (21), na praia de Guaxuma, ao lado do Bora Bar.
Além da limpeza da praia com o envolvimento da comunidade, o Biota distribuiu lixeiras no local. É o 15° ano que a ONG participa dessa mobilização mundial que busca conscientizar a população sobre um grave problema que ameaça o planeta: a poluição.

“Ao longo dos anos, temos tido uma participação efetiva da comunidade na ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Maceió. Convidamos os voluntários para que participem também este ano. É uma iniciativa importante, mas não podemos esquecer que devemos tomar esses cuidados com o meio ambiente diariamente, não sujando as praias, rios, lagoas e mangues. O compromisso para tornar o planeta mais saudável e sustentável é um dever de todos nós”, destacou o presidente do Biota, biólogo Bruno Stefanis.
Sobre a data:
O World Clean Up Day, como o evento é conhecido mundialmente, foi criado em 1986 pela Ocean Conservancy, uma instituição internacional de conservação dos oceanos e da vida marinha.
Com o passar dos anos, a iniciativa foi recebendo apoio de governos e instituições em todo o mundo, tanto que se tornou uma data oficial do calendário das Organizações das Nações Unidas (ONU), em 8 de dezembro de 2023.
Na ação, que acontece sempre no terceiro sábado de setembro, já foram retiradas mais de 590 toneladas de lixos das praias brasileiras.
Esse contato com banhistas, comerciantes e voluntários busca sensibilizá-los sobre os danos causados às espécies e ao ambiente marinho pelo lixo jogado nas praias.

Veja também
Últimas notícias
Hospital de Emergência do Agreste atende mais de 920 pessoas durante o Carnaval
Leandro Silva lidera mobilização para garantir acesso seguro ao Residencial Adelmo Pereira
Acusado de matar coreógrafo em Viçosa é denunciado por homicídio duplamente qualificado
Casos de dengue caem nas quatro primeiras semanas epidemiológicas de 2026
Justiça convoca eleitores que fizeram alistamento eleitoral online para fazerem biometria
Prefeitura de Maceió convoca de 800 profissionais da educação após cobrança de Rafael Brito
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
