[Vídeo] Dia Nacional do Rádio - o meio que se reinventa a cada dia
Nesta quarta-feira (25), é celebrada a data do meio de comunicação que resistiu ao tempo e se consagrou como forma acessível de informação
Nunca o acesso à informação foi tão fácil e rápido. Assim também como nunca foi tão essencial a preocupação com as fontes de informações que circulam em todo o mundo. E, nesta quarta-feira (25), é celebrada a data de um meio de comunicação que resistiu ao tempo e se consagrou como forma acessível de notícia: o rádio.
O Dia Nacional do Rádio foi escolhido como forma de homenagear um de seus pioneiros, Edgar Roquette-Pinto, que foi responsável pela inauguração das primeiras transmissões do meio no país durante a celebração do Centenário da Independência, no ano de 1922.
Mas não é só de informação que vive o rádio. Entretenimento e educação também são alguns dos enfoques dessa caixinha, que foi - por muito tempo - a única forma de acesso ao que acontecia no mundo, como as guerras e os grandes campeonatos de futebol.
De 100 anos para cá, as coisas mudaram e a tecnologia avançou. E para o rádio continuar relevante, ele precisou de um esforço maior dos profissionais para se reiventar, já que agora são transmitidos de forma digital e para, muitas vezes, aparelhos portáteis - que cabem na palma da mão.
Em Alagoas, a Rádio Difusora de Alagoas, hoje integrante do Instituto Zumbi dos Palmares, carrega um legado de mais de meio século e é tida como um exemplo de comunicação pública de qualidade. Para o radialista José Lins, que vivenciou o avanço do rádio no estado, é um orgulho relembrar a trajetória.
“Fizemos várias viagens com amigos, companheiros, coberturas também. Isso aí marcou muito pra Rádio Difusora e para mim também, porque, na época, não era fácil, era com dificuldade, né? Hoje é tudo bem mais fácil, mas eu tenho grandes recordações desse tempo aí e me marcou muito”, disse Lins, que relembrou a correria da época.
“A gente tinha que correr pra fazer. Era uma loucura. O repórter com um gravador portátil, com uma fita cassete, gravava a matéria lá, fazia a reportagem e procurava um telefone público para enviar a matéria no telefone. Esses equipamentos ficaram obsoletos diante disso tudo que a internet trouxe. Viemos lá de baixo e hoje nós temos tudo prático e digital”, finalizou.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
