Socioeducandos recebem instruções sobre direito ao voto em Alagoas
Na ocasião também foi feita uma eleição simulada
Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em unidades de internação de Alagoas participaram, nesta quinta-feira (26), de um momento de instrução sobre o exercício do direito ao voto. A atividade foi uma preparação para as eleições municipais deste ano, quando, pela primeira vez, 53 socioeducandos terão a oportunidade de escolher seus representantes políticos.
“Foi um momento inédito para o nosso sistema socioeducativo, onde fizemos atividades instrutivas e, ao mesmo tempo, divertidas com alguns dos socioeducandos que participarão do processo eleitoral, no próximo dia 06 de outubro. Eles votarão aqui mesmo, no Complexo Socioeducativo, por meio de uma grande parceria com o Tribunal Regional Eleitoral”, afirmou Paloma Tojal, titular da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que coordena a aplicação das medidas socioeducativas em Alagoas.
A atividade foi conduzida pela equipe pedagógica da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) e incluiu exposições sobre o processo eleitoral, o funcionamento das urnas eletrônicas e a responsabilidade cidadã de escolher representantes para a administração pública. Os adolescentes também participaram de uma eleição simulada, em que alguns representaram os candidatos e outros escolheram aqueles que apresentaram as melhores propostas.
Um dos adolescentes, de 17 anos, participou ativamente das atividades e comentou a responsabilidade do eleitor na escolha dos candidatos a prefeito e a vereador. “Exercer o direito ao voto é fundamental para garantir um futuro melhor, não só para mim, mas para todos que vivem no nosso município. A atividade de hoje nos ajudará a votar de forma mais assertiva, escolhendo candidatos honestos e comprometidos com as necessidades do povo”, afirmou o socioeducando.
O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Daniel Alcântara, ressaltou a importância da participação do público socioeducativo nas eleições municipais deste ano.
“O voto é um ato de cidadania que reflete as nossas escolhas e anseios e, pela primeira vez, teremos uma seção do TRE dentro do sistema socioeducativo. Preparar os nossos jovens para exercer o direito ao voto é fundamental, pois hoje eles estão em cumprimento de medida, mas amanhã estarão em seus bairros, de volta ao lar, e essas escolhas irão impactar as suas vidas no futuro”, disse o superintendente.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
