Agreste é a região de Alagoas que mais vai receber tropas federais durante as eleições
Além das cinco cidades agrestinas, também receberão apoio federal Marechal Deodoro e Chã Preta
No próximo dia 6 de outubro, Alagoas contará com o reforço de tropas federais em sete municípios para garantir a segurança e a lisura do processo eleitoral. Desses, cinco estão localizados na região do Agreste: Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia, o que acaba evidenciando, de certa forma, a relevância estratégica do Agreste para as autoridades de segurança.
A decisão foi tomada durante uma sessão virtual do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), realizada nesta terça-feira (24), onde foi deferido o pedido de envio das tropas para esses municípios. Além das cidades do Agreste, Marechal Deodoro e Chã Preta, em outras regiões do estado, também receberão o suporte federal.
Segundo o presidente do TRE-AL, desembargador Klever Loureiro, o envio das tropas federais foi solicitado para garantir o livre exercício do voto e evitar interferências que possam comprometer a apuração dos resultados. Ele destacou que "nessas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, e de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático".
O Agreste alagoano, com cinco cidades na lista, se destaca como a região mais vulnerável, do ponto de vista da segurança eleitoral. Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia são áreas onde, de acordo com as autoridades, há um maior risco de instabilidade durante o processo eleitoral, justificando a necessidade do reforço das tropas federais.
Além disso, o TRE-AL indeferiu o pedido de tropas para os municípios de Pindoba, Olivença e Maribondo, afirmando que as forças estaduais possuem condições de assegurar o transcurso normal das eleições nessas localidades. Apenas o município de Roteiro ainda aguarda uma decisão dos desembargadores eleitorais sobre o envio de tropas.
Agora, o envio das tropas para Alagoas depende de decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que avaliará o pedido da Justiça Eleitoral alagoana. O objetivo é garantir que, em todos os municípios contemplados, as eleições transcorram de maneira segura, preservando a integridade do processo democrático.
Últimas notícias
Prefeitura promove Tardezinha 60+ na Capelinha de Jaraguá
PM cumpre medida protetiva contra suspeito de crime sexual em Feira Grande
Emprega Mais Alagoas oferece 180 vagas gratuitas em cursos de qualificação
Brasil registra 58 casos de intoxicação por metanol; mortes chegam a 15
Com apoio de Daniel Barbosa, agricultores do Agreste vivem novo momento na produção de mandioca
Homem acusado de matar mulher a golpes de faca em Palmeira em 2005 é preso em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
