Eleições

Pode entrar outra pessoa na cabine de votação? Saiba mais aqui

Segundo o TRE-AL, é permitida a entrada de mais uma pessoa na cabine caso o eleitor tenha deficiência ou mobilidade reduzida

Por Jamerson Soares 29/09/2024 12h12
Pode entrar outra pessoa na cabine de votação? Saiba mais aqui
Não pode entrar outra pessoa na cabine de votação - Foto: Reprodução

Alagoas já vem se preparando há algumas semanas para o 1º turno das eleições municipais. Faltando 7 dias para a votação, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) divulgou uma nota com informações sobre a entrada de outra pessoa na cabine, além da que vai votar.

Segundo o órgão, são oferecidos diversos mecanismos de acesso facilitado à seção de votação, como o atendimento prioritário e transferência para seções acessíveis.

Nos locais, há rampas ou elevadores, e esse auxílio precisa ser autorizado pelo presidente da mesa receptora de votos.
E não, não é permitida a entrada de mais pessoas na cabine de votação além do titular, apenas em algumas exceções. Por exemplo: eleitores e eleitoras com deficiência ou mobilidade reduzida, que podem ser acompanhados por alguém de sua confiança, desde que essa pessoa se identifique e não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partidos, de federações ou de coligações.

A urna eletrônica oferece vários recursos de acessibilidade, como teclado em Braille, fones de ouvido e intérprete de Libras.

O TRE-AL também informou que os eleitores com crianças no colo têm preferência para votar, mas as crianças não podem digitar os números dos candidatos na urna.

Qualquer situação que não envolva o acompanhamento de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida pode comprometer o sigilo do voto.