Eleições 2024: Corpo de Bombeiros fará segurança das urnas eletrônicas
Operação Guarda-Urnas, que empregará mais de 200 bombeiros militares em Maceió e mais oito municípios, será feita em parceria com a Polícia Militar
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) está preparado para a execução da Operação Guarda-Urnas 2024, que visa garantir a segurança das urnas eletrônicas durante o processo eleitoral de 2024. A ação, em parceria com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), empregará um efetivo de mais de 200 militares do CBMAL abrangendo 200 escolas localizadas na capital e na região metropolitana.
A iniciativa decorre de uma solicitação formal do Desembargador Klever Rêgo Loureiro em razão da limitação de efetivo da PMAL, que demanda apoio adicional para a segurança das urnas. O CBMAL atuará na vigilância das urnas eletrônicas, assegurando sua integridade até a entrega aos representantes legais designados.
Missão e Execução
A operação ocorrerá das 08h do dia 5 de outubro (sábado) até às 08h do dia 6 de outubro (domingo). Em caso de segundo turno, a vigilância será realizada das 08h do dia 26 de outubro até às 08h do dia 27 de outubro. Os bombeiros e policiais militares estarão de plantão em regime de 24 horas, coordenando a segurança em 20 áreas distintas.
A coordenação da operação será conduzida conforme os princípios do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), com um Posto de Comando estabelecido na Sala de Situação do QCG/BM. Supervisores de área realizarão rondas e supervisão, garantindo que eventuais problemas sejam prontamente resolvidos. Além disso, uma Força-Tarefa da Diretoria de Saúde estará de prontidão para atender a qualquer necessidade médica dos bombeiros.
Apoio Logístico e Comunicação
O CBMAL disponibilizará 22 viaturas administrativas para o transporte e supervisão das áreas de atuação. As comunicações serão realizadas por meio de telefonia celular e rádios de comunicação fornecidos pelo Comando Operacional de Bombeiros (COB).
Responsabilidades
O Comandante da Operação terá a responsabilidade de monitorar todas as etapas do plano, assegurando que as diretrizes sejam cumpridas. Supervisores de área deverão manter contato constante com a coordenação e relatar quaisquer alterações nos serviços.
Este esforço do CBMAL reafirma o compromisso da corporação com a segurança e a integridade do processo eleitoral, buscando proporcionar um ambiente seguro para todos os eleitores em Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
ABCSA inicia parceria com o município de Delmiro Gouveia visando ampliação do acesso à educação tecnológica
Caso Joseane: IML revela mais de 20 golpes de arma branca e sinais de defesa
Cidade bolsonarista de PE relata vendas para fora canceladas após eleição
Filho de mulher assassinada a facadas em Santana do Ipanema relata dor e dificuldades da família
Homem com mandado de prisão em aberto é detido durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Após férias para campanha de Lula, Paulo Dantas reassume Governo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
