Sesau ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
A ação busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção da doença
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (1º), a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, dedicada à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. A cerimônia foi realizada no Centro de Inovações, situado no bairro Jaraguá, em Maceió, e teve a presença de gestores da saúde, além de profissionais da área, representantes dos 102 municípios alagoanos e da comunidade acadêmica.
Durante o evento, foram tratados temas como o Panorama da Doença em Alagoas, a importância da detecção precoce, e o programa para reconstrução mamária. Também houve o depoimento de uma mulher que foi diagnosticada com a doença, e que realizou o tratamento e conseguiu a cura. Na ocasião, os secretários executivos de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo, e de Regulação e Gestão, Igor Monteiro, representaram o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
Curada do câncer de mama, Cecília Marques relatou como foi receber o diagnóstico e enfrentar o tratamento. “Recebi o diagnóstico e realizei todo o tratamento. Hoje estou bem e em plena recuperação. Peço a todas as mulheres que realizem os exames preventivos sem medo. O câncer tem cura e o quanto antes você receber o diagnóstico, melhor é a sua recuperação”, reforçou.
A campanha lembra às mulheres de que o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz para ampliar as chances de cura. “Além do autoexame, as mulheres devem fazer a mamografia, porque o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença”, destacou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo.
A gerente estadual de vigilância e controle das doenças não transmissíveis, Rita Murta, destacou que a prevenção também é importante para diminuir os índices da doença. “Adotar hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e manter uma dieta equilibrada, são ações que diminuem, significativamente, as chances do aparecimento da doença”, reforçou.
Programação
A coordenadora de saúde da mulher da Sesau, Lavínia Rufino, destacou que, ao longo do mês, serão realizadas diversas atividades educativas e promovidas ações para assegurar a realização de exames. “Iremos promover a Arena da Saúde, no próximo dia 13, na parte fechada da Orla de Maceió. Na oportunidade iremos distribuir material informativo e tirar dúvidas da população, além de assegurar que as mulheres privadas de liberdade tenham acesso a exames, por meio de parceria com o Hospital da Mulher”, ressaltou.
Veja também
Últimas notícias
Saiba quem eram os 4 policiais mortos durante a megaoperação no Rio
Reeducando é encontrado morto na Penitenciária Baldomero Cavalcanti, em Maceió
Teca Nelma reúne juventude no sertão para debater políticas públicas
Dois suspeitos confessam roubo de joias da coroa francesa no Louvre
Mães de mortos questionam operação no Rio: “Arrancaram o braço dele"
Lula ficou "estarrecido" com número de mortos no Rio, diz Lewandowski
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
