Unidades da Sesau oferecem exame de mamografia; saiba quais são e como agendar
O procedimento deve ser realizado a partir dos 40 anos, segundo Sociedade Brasileira de Mastologia
Com o objetivo de facilitar o acesso de pacientes, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) assegura o serviço de exames de mamografia em unidades de referência em Alagoas. O exame de imagem é imprescindível para o diagnóstico precoce do câncer de mama, segundo mais comum entre as mulheres no Brasil
Nas unidades da Sesau, os exames de mamografia podem ser realizados no Hospital da Mulher (HM), no bairro Poço, em Maceió. Já no interior, o procedimento também está disponível no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, e no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia.
Para ter acesso ao serviço, é necessário ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência, onde o médico verá a necessidade de prescrever o exame e expedirá o encaminhamento. O agendamento ocorre por meio do Sistema Nacional de Regulação (SisReg), na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de residência. No Hospital da Mulher, no entanto, não é necessário agendar, basta apresentar o encaminhamento.
No momento da consulta, a paciente precisa ter em mãos o formulário que é entregue pela UBS, gerado pelo SisReg, que mostra o dia, o horário e a especialidade médica da consulta. Também é preciso levar a Carteira de Identidade, o CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o comprovante de residência.
A oncologista da Sesau, Rafaella Toledo, coordenadora do Plano Emergencial de Oncologia, destaca que a mamografia é preconizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) a partir dos 40 anos, uma vez por ano, para a população em geral. “Ela deve ser realizada anualmente, mediante prescrição e encaminhamentos feitos na Atenção Primária em Saúde. O procedimento é o único exame capaz de detectar lesões e alterações antes mesmo da consulta com o profissional médico ou do autoexame”, salientou.
Já a indicação da realização da mamografia de rastreio antes dos 40 anos deve ocorrer no caso de haver familiar de primeiro grau, que pode ser mãe, irmã ou filha, com diagnóstico de câncer de mama. “O exame também é indicado antes dos 40 anos nos casos de diagnóstico de câncer de ovário em familiar de primeiro grau, em qualquer faixa etária, ou familiar homem com diagnóstico de câncer de mama, independentemente da idade”, explicou Rafaella Toledo.
ATENDIMENTOS
Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS)
Endereço: AL-145, Delmiro Gouveia, contato: (82) 98884-5230
Mediante Encaminhamento e Agendamento
Hospital Regional da Mata (HRM)
Endereço: AL-205 - União dos Palmares, contato: (82) 3281-9300
Mediante Encaminhamento e Agendamento
Hospital da Mulher (HM)
Endereço: Av. Comendador Leão, 1213 - Poço, Maceió; contato: (82) 3131-1350
Mediante Encaminhamento
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
