Hospital da Mulher assegura exame de mamografia sem agendamento prévio
Exame de imagem é realizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante a prescrição médica

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, tendo como principal objetivo alertar mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, que acomete milhares de mulheres em todo país. Para auxiliar as alagoanas no cuidado e diagnóstico precoce, o Hospital da Mulher (HM), em Maceió, disponibiliza o exame de mamografia de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.
Contudo, é obrigatório que a usuária apresente um encaminhamento médico, uma vez que, no Sistema Único de Saúde (SUS), o exame de mamografia é assegurado para mulheres a partir de 50 anos de idade. Ao chegar à recepção do HM, basta apresentar o RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e a solicitação médica.
“É um exame simples, porém fundamental para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama. O Ministério da Saúde preconiza a idade de 50 anos, no entanto com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário em parentes de primeiro grau, iniciamos o rastreamento mais cedo, mas também mediante prescrição médica”, explicou a coordenadora do Serviço de Exames de Imagem, Maria Dilma.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salientou que a oferta do exame de mamografia no Hospital da Mulher demonstra o cuidado do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o bem estar das mulheres alagoanas. "Sempre falamos que é necessário fazer a mamografia, mas, não basta orientar, temos que ofertar o exame e, por meio do Hospital da Mulher, temos assegurado este serviço importante de diagnóstico", frisou o gestor da saúde estadual.
Beneficiada
A paciente Madalena Mendes escolheu o HM para fazer, pela primeira vez, a mamografia. “Recebi a solicitação do exame no posto de saúde e vim até o Hospital da Mulher para realizar meu exame de mamografia. Não precisei marcar, cheguei aqui, recebi a ficha para o atendimento e fui acolhida pela equipe, que é muito atenciosa”, relatou.
Ela também reforçou a importância do exame para as mulheres. “A todas as alagoanas aconselho que venham realizar seu exame. É simples, é importante e quem já fez sabe que é tranquilo e que nos ajuda diagnosticar de forma precoce problemas em nossas mamas”, observou.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Maragogi inicia projeto de drenagem estratégica para eliminar alagamentos em Peroba

Batida entre ônibus e carreta deixa 11 mortos e mais de 40 feridos na BR-163 em MT

Ziane Costa assina ordem de serviço para construção de duas novas quadras esportivas em Delmiro Gouveia

Moraes autoriza Bolsonaro a receber familiares no Dia dos Pais

Tiroteio na Times Square deixa três feridos em NYC

Ladrão de loja é detido por populares e preso pela polícia em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
