Pam Salgadinho faz mobilização para prevenção ao câncer de mama
Ao longo de outubro serão levadas orientações, exames de mamografia e ultrassom de mama
Usuárias atendidas pelo Pam Salgadinho, no Poço, participaram nessa quinta-feira (03), de uma intensa mobilização de combate ao câncer de mama, ao participar de palestras em salas de espera, distribuição de material educativo e realização de exames de mamografia e ultrassom de mama, essenciais para detectar os primeiros sinais da doença.
Segundo a diretora-geral do Pam Salgadinho, os profissionais abordaram os principais cuidados preventivos que as mulheres devem ter. “Falamos sobre a importância do autoexame e do cuidado o ano todo. Durante todo o mês de campanha, estamos de portas abertas a todas as mulheres. Todas podem ter acesso a seu diagnóstico com a realização de exames. Ano passado fizemos mais de três mil mamografias e esse ano pretendemos ultrapassar essa marca”, ressaltou Marluce Viegas.
O coordenador do Serviço de Prevenção ao Câncer de Mama no Pam Salgadinho explicou como as mulheres podem ter acesso a exames preventivos de mama. “Contamos com uma equipe multidisciplinar para a realização de exames de ultrassom de mama, mamografia e outros procedimentos necessários. Mulheres com 40 anos de idade podem vir a fazer sua prevenção, durante todo o mês é demanda espontânea, basta que ela se dirija ao bloco E com o documento de identificação, cartão SUS, com solicitação médica ou não”, destacou Gustavo Cantarelli.
Ao longo do mês, também serão realizadas uma série de atividades no Pam Salgadinho para os usuários e servidores. As funcionárias vão ter acesso a exames como mamografia, ultrassom, colposcopia, de imagem, laboratório e elaboração de um perfil de saúde.
As usuárias terão acesso às atividades educativas, exames de mamografia, ultrassom de mama, grupos de caminhada para estimular a prática de atividade física, meditação e lazer. Além disso, podem participar do Cine Pam, iniciativa que visa exibir filmes e estimular debates sobre a prevenção ao câncer de mama.
Também continuam sendo atendidas as mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama, no Bloco C e as mulheres que fazem uso de próteses mamárias distribuídas pelo município de Maceió, no Bloco O.
Veja também
Últimas notícias
Motociclista é atingido por carro ao tentar atravessar a pista em São Sebastião
Homem morre em capotamento de caminhão guincho na AL-220 em Batalha
Painel sobre o futuro da informação reúne Eugênio Bucci e especialistas no Centro de Convenções
Motorista morre após caminhão capotar na AL-220, em Batalha
Durante programa “Alimento na Mesa”, prefeita e ex-prefeito de Carneiros declaram apoio a Lira
Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
