Pam Salgadinho faz mobilização para prevenção ao câncer de mama
Ao longo de outubro serão levadas orientações, exames de mamografia e ultrassom de mama
Usuárias atendidas pelo Pam Salgadinho, no Poço, participaram nessa quinta-feira (03), de uma intensa mobilização de combate ao câncer de mama, ao participar de palestras em salas de espera, distribuição de material educativo e realização de exames de mamografia e ultrassom de mama, essenciais para detectar os primeiros sinais da doença.
Segundo a diretora-geral do Pam Salgadinho, os profissionais abordaram os principais cuidados preventivos que as mulheres devem ter. “Falamos sobre a importância do autoexame e do cuidado o ano todo. Durante todo o mês de campanha, estamos de portas abertas a todas as mulheres. Todas podem ter acesso a seu diagnóstico com a realização de exames. Ano passado fizemos mais de três mil mamografias e esse ano pretendemos ultrapassar essa marca”, ressaltou Marluce Viegas.
O coordenador do Serviço de Prevenção ao Câncer de Mama no Pam Salgadinho explicou como as mulheres podem ter acesso a exames preventivos de mama. “Contamos com uma equipe multidisciplinar para a realização de exames de ultrassom de mama, mamografia e outros procedimentos necessários. Mulheres com 40 anos de idade podem vir a fazer sua prevenção, durante todo o mês é demanda espontânea, basta que ela se dirija ao bloco E com o documento de identificação, cartão SUS, com solicitação médica ou não”, destacou Gustavo Cantarelli.
Ao longo do mês, também serão realizadas uma série de atividades no Pam Salgadinho para os usuários e servidores. As funcionárias vão ter acesso a exames como mamografia, ultrassom, colposcopia, de imagem, laboratório e elaboração de um perfil de saúde.
As usuárias terão acesso às atividades educativas, exames de mamografia, ultrassom de mama, grupos de caminhada para estimular a prática de atividade física, meditação e lazer. Além disso, podem participar do Cine Pam, iniciativa que visa exibir filmes e estimular debates sobre a prevenção ao câncer de mama.
Também continuam sendo atendidas as mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama, no Bloco C e as mulheres que fazem uso de próteses mamárias distribuídas pelo município de Maceió, no Bloco O.
Veja também
Últimas notícias
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Jovem fica ferido após cair de moto no Bosque das Arapiracas
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
