Saúde

Pam Salgadinho faz mobilização para prevenção ao câncer de mama

Ao longo de outubro serão levadas orientações, exames de mamografia e ultrassom de mama

Por 7Segundos, com Assessoria 04/10/2024 09h09 - Atualizado em 04/10/2024 09h09
Pam Salgadinho faz mobilização para prevenção ao câncer de mama
Segundo a diretora- geral do Pam Salgadinho, os profissionais abordaram os principais cuidados preventivos que as mulheres devem ter - Foto: Ascom

Usuárias atendidas pelo Pam Salgadinho, no Poço, participaram nessa quinta-feira (03), de uma intensa mobilização de combate ao câncer de mama, ao participar de palestras em salas de espera, distribuição de material educativo e realização de exames de mamografia e ultrassom de mama, essenciais para detectar os primeiros sinais da doença.

Segundo a diretora-geral do Pam Salgadinho, os profissionais abordaram os principais cuidados preventivos que as mulheres devem ter. “Falamos sobre a importância do autoexame e do cuidado o ano todo. Durante todo o mês de campanha, estamos de portas abertas a todas as mulheres. Todas podem ter acesso a seu diagnóstico com a realização de exames. Ano passado fizemos mais de três mil mamografias e esse ano pretendemos ultrapassar essa marca”, ressaltou Marluce Viegas.

O coordenador do Serviço de Prevenção ao Câncer de Mama no Pam Salgadinho explicou como as mulheres podem ter acesso a exames preventivos de mama. “Contamos com uma equipe multidisciplinar para a realização de exames de ultrassom de mama, mamografia e outros procedimentos necessários. Mulheres com 40 anos de idade podem vir a fazer sua prevenção, durante todo o mês é demanda espontânea, basta que ela se dirija ao bloco E com o documento de identificação, cartão SUS, com solicitação médica ou não”, destacou Gustavo Cantarelli.

Ao longo do mês, também serão realizadas uma série de atividades no Pam Salgadinho para os usuários e servidores. As funcionárias vão ter acesso a exames como mamografia, ultrassom, colposcopia, de imagem, laboratório e elaboração de um perfil de saúde.

As usuárias terão acesso às atividades educativas, exames de mamografia, ultrassom de mama, grupos de caminhada para estimular a prática de atividade física, meditação e lazer. Além disso, podem participar do Cine Pam, iniciativa que visa exibir filmes e estimular debates sobre a prevenção ao câncer de mama.

Também continuam sendo atendidas as mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama, no Bloco C e as mulheres que fazem uso de próteses mamárias distribuídas pelo município de Maceió, no Bloco O.