Desbloqueio do X no Brasil é derrota para Elon Musk, segundo NYT
Após meses de impasse, o X retoma suas atividades no Brasil, enquanto rivais ganham espaço no mercado brasileiro
A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou nesta terça-feira, 8, o desbloqueio imediato do X (antigo Twitter) em até 24 horas, foi destaque no The New York Times, que classificou o caso como uma derrota para o bilionário Elon Musk.
“A aparente resolução para a batalha que durou meses representou uma derrota para Musk, que se posicionou como um defensor contundente da liberdade de expressão. Sua empresa perdeu um mês de negócios em um de seus maiores mercados, permitindo que rivais ganhassem espaço lá, apenas para acabar exatamente onde começou”, diz a reportagem assinada por Jack Nicas, o correspondente do The New York Times no Brasil, e Ana Ionova.
Segundo o jornal americano, o caso mostra que governos nacionais ainda têm vantagens na luta de poder contra grandes empresas de tecnologia.
Por outro lado, a reportagem avalia que o caso pode ser também considerado uma vitória “de relações públicas” para o bilionário e seus apoiadores.
“Enfrentar o Supremo Tribunal do Brasil - que agiu agressivamente para censurar certas vozes nas redes sociais - atraiu elogios generalizados para o bilionário empreendedor, vindos de pessoas preocupadas com governos restringindo o que pode ser dito online”, diz a matéria.
O NYT destacou que o Brasil é “um dos mercados internacionais mais importantes do X”, com uma estimativa de 20 milhões de usuários, e que boa parte migrou para outras plataformas semelhantes, como o BlueSky (criada por um dos cofundadores do X Jack Dorsey) e o Threads (plataforma da Meta, de Mark Zuckerberg).
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso após agredir esposa e xingar policiais em Arapiraca
Foragido da Justiça de Goiás por roubo é preso na Rodoviária de Maceió
Homens com coletes invadem imóvel e matam jovem na zona rural de Arapiraca
Lei de Gabi combate assédio no transporte público de Alagoas
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
Mercado da Produção tem obras concentradas na segunda etapa de revitalização
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
