Polícia

Cinco casos de violência contra a mulher são registrados em menos de 24 horas na Região Metropolitana de Maceió

Confira os principais casos relatados pela polícia

Por Erick Balbino/7Segundos 19/10/2024 08h08
Cinco casos de violência contra a mulher são registrados em menos de 24 horas na Região Metropolitana de Maceió
Violência doméstica - Foto: Reprodução/Web

Nas últimas 24 horas, a Região Metropolitana de Maceió registrou um alarmante número de cinco ocorrências de violência contra a mulher, de acordo com o relatório da Polícia Militar de Alagoas. As ocorrências, que envolvem agressões físicas, descumprimento de medida protetiva e injúrias, reforçam a urgência de políticas de proteção e combate à violência de gênero. 

O primeiro caso aconteceu na Chã da Jaqueira, no final da tarde desta sexta-feira (18), quando uma mulher de 40 anos foi agredida por seu companheiro próximo ao terminal de ônibus do bairro. A vítima foi encontrada pela guarnição da PM, que constatou a agressão física e prendeu o autor em flagrante. O agressor foi conduzido à Central de Flagrantes, onde foi autuado por lesão corporal em contexto de violência doméstica, conforme a Lei Maria da Penha.

O segundo caso aconteceu em Rio Largo, onde uma mulher de 30 anos foi vítima de agressões verbais e tentativa de agressão física por parte de seu companheiro, de 56 anos. A vítima relatou que foi chamada de "puta" e "rapariga", além de ter sido ameaçada fisicamente. O autor também teria tentado agredir o filho adolescente da vítima, o que levou o jovem a reagir e ferir o agressor. O homem foi encaminhado à UPA, recebeu atendimento médico e foi preso por injúria e violência doméstica. A ocorrência foi concluída na manhã de hoje.

O terceiro caso foi um descumprimento de medida protetiva registrado no bairro da Jatiúca. Um homem de 22 anos foi preso por se aproximar de sua ex-companheira, violando a determinação judicial que impedia qualquer contato. A guarnição especializada na Lei Maria da Penha conduziu as partes à Central de Flagrantes, onde o autor foi mantido sob custódia. 

O quarto caso também foi registrado em Rio Largo, onde uma mulher de 46 anos foi ameaçada com uma faca pelo ex-marido de 43 anos. A vítima e o autor, separados há seis meses, discutiram, e o homem a insultou e ameaçou fisicamente. Ao ser avistado por um porteiro fugindo do local, a guarnição interceptou o agressor e o conduziu à delegacia. Ele foi detido e permanece aguardando audiência de custódia.

O quinto e último caso registrado aconteceu em Marechal Deodoro. Uma mulher foi ferida no ombro com uma faca. A vítima, que não teve a idade revelada, recebeu atendimento na UPA local, onde levou cinco pontos no ferimento. O autor da agressão, identificado pela polícia, conseguiu fugir antes da chegada da guarnição. A vítima foi encaminhada para casa e orientada a registrar um boletim de ocorrência formal.

É importante destacar que o número de casos de violência contra a mulher é, provavelmente, muito maior do que o registrado oficialmente, tendo em vista os casos que acabam sendo subnotificados por falta de encorajamento das vítimas à denúncia.

Em Alagoas, o Tribunal de Justiça mantém uma ferramenta online e gratuita que facilita que mulheres vítimas de violência doméstica formalizem denúncia de forma rápida e solicitem medidas de proteção contra seus agressores. Para saber mais sobre a ferramenta Ártemis, clique aqui.