Meio ambiente

Braskem suspende preenchimento de mina após identificar desnível em solo

Desnível foi identificado em um ponto de canteiro de obras; mineradora informou que ação acontece de forma preventiva

Por Jamerson Soares/7Segundos 21/10/2024 19h07 - Atualizado em 21/10/2024 19h07
Braskem suspende preenchimento de mina após identificar desnível em solo
O afundamento do solo de bairros de Maceió foi causado pela Braskem - Foto: Reprodução / Metrópoles

A Braskem informou nesta segunda-feira (21) que o preenchimento da mina 27, localizada no bairro do Mutange, foi temporariamente suspenso depois que a mineradora identificou um desnível superficial no solo em um ponto de canteiro de obras. Essa é uma das 35 minas que a Braskem mantinha para exploração de sal-gema.

De acordo com a mineradora, não houve registro de tremores de terra na região, e no entorno da cavidade serão realizadas avaliações técnicas.

A mina 27 fica em uma área submersa próxima ao antigo Hospital Psiquiátrico José Lopes, no Mutange, e no entorno da mina 18, que colapsou em dezembro de 2023.

Ainda segundo a Braskem, a suspensão acontece de maneira preventiva e foi oficialmente comunicada à Agência Nacional de Mineração (ANM). A área afetada está fora do raio de segurança da cavidade.

NOTA DA BRASKEM

A Braskem informa que foi identificado um desnível superficial no solo em um ponto do canteiro de operações de preenchimento. Para realizar avaliações técnicas, as operações no entorno da unidade de enchimento da cavidade 27 foram suspensas preventivamente. As autoridades foram devidamente comunicadas, e as demais ações previstas no Plano de Fechamento de Mina seguem em andamento. O sistema de monitoramento permanece sendo acompanhado normalmente, de forma ininterrupta, e não há registro de atividades microssísmicas atípicas na região, neste momento.