Samu promove Curso de Assistência Pré-Hospitalar ao Recém-Nascido em Parto Domiciliar
Ação ocorreu na Central Maceió, no bairro Farol e foi voltada para 10 enfermeiros e médicos socorristas

Com o objetivo de aperfeiçoar a equipe multidisciplinar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas promoveu a primeira edição do Curso de Assistência Pré-Hospitalar ao Recém-Nascido em Parto Domiciliar. O treinamento, destinado a médicos e enfermeiros socorristas, reuniu 10 profissionais no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, localizada na rua Oldemburgo Paranhos, no bairro Farol, em Maceió.
Dada a crescente demanda por atendimentos a parturientes que chegam a dar à luz dentro de ambulâncias, o curso se mostrou fundamental para capacitar as equipes na assistência ao recém-nascido, tanto no ambiente domiciliar quanto durante o transporte para a maternidade. Durante o treinamento, foram abordados temas como recepção ao recém-nascido, termorregulação, ventilação, nutrição e os desafios que envolvem o transporte seguro dos bebês e da parturiente.
A enfermeira Beatriz Santana, coordenadora-geral do Samu Maceió, destacou a importância dessa capacitação inédita. "Estamos constantemente aprimorando nossos profissionais para garantir a segurança de mães e bebês em situação de emergência. Este curso é um marco para nossa equipe, que lida com partos em ambulâncias e residências com frequência", afirmou a gestora.
Já o coordenador do NEP do Samu Maceió, Luiz Antonio Mansur Branco, reforçou a relevância do treinamento para a atuação no campo. "Capacitar nossa equipe é uma prioridade. O parto domiciliar e o transporte seguro de recém-nascidos exigem preparo técnico e emocional e essa formação proporciona as ferramentas essenciais para que nossos profissionais lidem com essas situações de forma ágil e segura", explicou.
Desafios
A médica Crisandra Danae, que ministrou o curso, ressaltou os desafios do atendimento ao recém-nascido no contexto pré-hospitalar. Isso porque, segundo ela, o cuidado com o recém-nascido em um parto domiciliar requer atenção especial a fatores como a estabilização térmica e ventilatória.
"Nosso treinamento foca exatamente em como garantir que o bebê receba todos os cuidados necessários, desde o primeiro minuto de vida até o transporte para o hospital, executando, inclusive, a "golden hour", o que aumenta as chances do sucesso da amamentação e gera maior vínculo do binômio mãe-filho", pontuou Crisandra Danae.
O curso faz parte de uma série de capacitações que o Samu Maceió, por meio do NEP, está promovendo para preparar, ainda mais, os profissionais da linha de frente no atendimento pré-hospitalar. A expectativa é que novas turmas sejam formadas nos próximos meses, garantindo que um número crescente de profissionais esteja apto para lidar com situações de alta complexidade, como partos fora do ambiente hospitalar.
Últimas notícias

Câmara pode votar Lei da Reciprocidade Comercial ainda esta semana

STF volta a julgar validade das revistas íntimas em presídios

Pai que viralizou correndo com filha para show de Olivia Rodrigo revela desfecho inesperado e diverte a web

Grupo de homens armados é flagrado invadindo e furtando casas no Benedito Bentes

Acusados de tráfico morrem após troca de tiros com policiais em Maragogi

Feirantes são realocados para reforma no Mercado Público do Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
