Lira defende PEC que limita decisões monocráticas do STF; deputado fala em aprimoramento do Supremo
O parlamentar enviou uma manifestação em defesa da matéria ao Supremo Tribunal Federal (STF)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), enviou, nesta terça-feira (22), ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma manifestação onde defende a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas dos ministros da Corte.
De acordo com o documento enviado por Lira, a proposta “em nada prejudicaria” a atuação dos ministros do STF. Para Lira, a matéria não apresenta qualquer inconstitucionalidade, além de não interferir na autonomia do Supremo.
“Não se busca suprimir ou extinguir a função jurisdicional do Supremo Tribunal Federal, tampouco há interferência em sua autonomia como órgão de controle constitucional. Ao contrário, o objetivo primordial da PEC é a racionalização do exercício de medidas cautelares e de decisões monocráticas, conferindo maior previsibilidade e transparência à atuação judicial”, afirmou Lira no documento.
A PEC em questão foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal, mas é alvo de um pedido de suspensão da tramitação na Casa. O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) acionou o STF com um mandado de segurança, pedindo, em resumo, que a Corte determine o arquivamento da proposta.
O parlamentar diz que as mudanças estabelecidas na proposta em tramitação interferem na independência do Poder Judiciário e violam a separação dos poderes públicos. O relator da ação é o ministro Nunes Marques.
Apesar da aprovação na CCJC da Câmara Federal no início de outubro junto com um pacote de propostas que miram o Judiciário, a proposta, que alcançaria os demais tribunais superiores, ainda precisa ser analisada em uma comissão especial e no plenário. A criação deste grupo depende da designação de Arthur Lira.
Últimas notícias

Vítima fatal de grave acidente registrado em Arapiraca é identificada

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, mas segue sem previsão de alta

Pai de piloto que morreu em queda de avião em AL soube da tragédia dois dias depois
Veja como cada deputado de Alagoas votou na PEC da Blindagem

Com exceção de Daniel e Paulão, bancada alagoana vota pela aprovação da PEC da Blindagem

Governo Lula segue com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, aponta Quaest
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
