Moradores dos Flexais questionam permanência na região após Braskem identificar desnível no solo
A mineradora suspendeu temporariamente o preenchimento da mina 27 após o ocorrido
Os moradores da região dos Flexais, vítimas do afundamento do solo causado pela Braskem, seguem ilhados e questionam a permanência na localidade mesmo após a mineradora ter identificado um “desnível superficial” nas proximidades da mina 18, que colapsou em dezembro de 2023.
Em decorrência do desnível identificado, a Braskem suspendeu temporariamente, na última segunda-feira (21), o preenchimento da mina 27, garantindo a segurança dos trabalhadores da empresa.
Integrantes do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB), questionam a retirada dos trabalhadores da Braskem enquanto os moradores dos Flexais continuam na região considerada “segura”.
“É um verdadeiro absurdo. Enquanto a Braskem suspende os trabalhos na mina 27 para proteger seus trabalhadores, as autoridades continuam ignorando o risco à vida dos moradores que ainda estão na área”, diz Maurício Sarmento, integrante do MUVB.
Os moradores pedem a realocação e se colocam contrários à requalificação dos Flexais, já que a área encontra-se isolada socioeconomicamente.
“Afinal, se o solo está instável para os funcionários, como pode ser seguro para quem vive ali? A responsabilidade por essa tragédia anunciada cai diretamente sobre o juiz André Granja, que, até agora, perpetua a permanência dessas famílias em áreas de extremo risco”, pontua Sarmento.
O Ministério Público de Alagoas prometeu, na semana anterior, articular uma reunião com a Prefeitura de Maceió, Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal, a fim de ouvir novamente as demandas dos moradores da região.
De acordo com a Braskem, não houve registro de tremores de terra na região, e no entorno da cavidade serão realizadas avaliações técnicas. Ainda segundo a mineradora, a suspensão acontece de maneira preventiva e foi oficialmente comunicada à Agência Nacional de Mineração (ANM). A área afetada está fora do raio de segurança da cavidade.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
