Política

MPF e DPU pedem intervenção em hospital Veredas, em Maceió

A medida visa garantir o funcionamento adequado da unidade

Por Felipe Ferreira 25/10/2024 12h12 - Atualizado em 26/10/2024 16h04
MPF e DPU pedem intervenção em hospital Veredas, em Maceió
O Hospital Vereadas está sob a influência política do deputado Arthur Lira - Foto: Reprodução

O Hospital Veredas, que está sob a influência política do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), está na mira do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU). Os órgãos pedem que o município de Maceió intervenha temporariamente no hospital.

O MPF e a DPU ajuizaram, nesta quinta-feira (24), uma ação civil pública contra a União, Estado e Município de Maceió. A ação pede que Maceió decrete uma intervenção temporária no Hospital Veredas, com participação do Ministério da Saúde e do Estado de Alagoas.

A medida visa o funcionamento contínuo e adequado da unidade, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com os membros do MPF e da DPU, a situação no hospital se mostrou insustentável após o serviço de oncologia pediátrica ter colapsado, no último dia 14, por falta de medicamentos, além do pedido de demissão em massa da equipe responsável pelo setor.

A União, Estado e Município de Maceió participam do financiamento da unidade hospitalar, envolvendo valores relevantes. A ação busca assegurar que medidas urgentes sejam adotadas para evitar uma desassistência ainda mais grave à população.