Mais de 1,5 mil presos farão prova do Encceja nos dias 29 e 30
Alagoas é destaque no número de inscritos no exame, que cresce a cada ano
A aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja/PPL) acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, em dez unidades prisionais de Alagoas. A data prevista inicialmente foi adiada, da primeira quinzena para o fim deste mês, por decisão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Em 2024, pelo terceiro ano consecutivo, Alagoas conseguiu registrar um aumento do número de inscritos no Encceja/PPL, um salto de 48,72%, subindo de 1.057 para 1.572. Os aprovados no Ensino Fundamental têm direito a 177 dias de remição da pena e o aprovado no Ensino Médio, de 133 dias.
No ano passado, o sistema prisional alagoano obteve uma média de 25% de aprovados com direito ao certificado de conclusão do Ensino Médio e Fundamental.
A avaliação é destinada às pessoas privadas de liberdade que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada e agora desejam obter o certificado de conclusão. Em 2022 foram 682 inscritos, subindo para 1.572 no ano passado.
O investimento em políticas públicas educacionais é prioridade na gestão do secretário Diogo Teixeira, que destaca a contribuição da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), com indicadores e metas que reforçam o compromisso do estado com a ampliação da oferta da educação no sistema prisional.
“O governo do Estado e a Seris priorizam a segurança pública e sabem que investir no sistema prisional é cuidar do alagoano”, destaca o secretário.
Veja também
Últimas notícias

Condenação de Bolsonaro e aliados pode favorecer novas sanções dos EUA

Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça

Uneal oferta 220 vagas de pós-graduações exclusivas para indígenas de Alagoas

Jovem é assassinado a tiros na cabeça em Porto de Pedras

Confira o funcionamento dos serviços de saúde no feriado de 16 de setembro

Maceió se despede do alagoano Hermeto Pascoal, o “Bruxo” da música universal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
