Mais de 1,5 mil presos farão prova do Encceja nos dias 29 e 30
Alagoas é destaque no número de inscritos no exame, que cresce a cada ano
A aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja/PPL) acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, em dez unidades prisionais de Alagoas. A data prevista inicialmente foi adiada, da primeira quinzena para o fim deste mês, por decisão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Em 2024, pelo terceiro ano consecutivo, Alagoas conseguiu registrar um aumento do número de inscritos no Encceja/PPL, um salto de 48,72%, subindo de 1.057 para 1.572. Os aprovados no Ensino Fundamental têm direito a 177 dias de remição da pena e o aprovado no Ensino Médio, de 133 dias.
No ano passado, o sistema prisional alagoano obteve uma média de 25% de aprovados com direito ao certificado de conclusão do Ensino Médio e Fundamental.
A avaliação é destinada às pessoas privadas de liberdade que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada e agora desejam obter o certificado de conclusão. Em 2022 foram 682 inscritos, subindo para 1.572 no ano passado.
O investimento em políticas públicas educacionais é prioridade na gestão do secretário Diogo Teixeira, que destaca a contribuição da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), com indicadores e metas que reforçam o compromisso do estado com a ampliação da oferta da educação no sistema prisional.
“O governo do Estado e a Seris priorizam a segurança pública e sabem que investir no sistema prisional é cuidar do alagoano”, destaca o secretário.
Veja também
Últimas notícias

Deputado Leonam Pinheiro repudia assassinato de mulher morta a facadas no Jacintinho

JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho

FPI aponta falhas em carros-pipa e alerta para risco à saúde em Pão de Açúcar

Homem que matou ex a facadas no Jacintinho diz não aceitava fim do relacionamento

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar afirma que seguirá o ‘rastro do dinheiro desviado’
![[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/k8OCN3_2lqvyGRxgC26xRArjYjY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-23-at-114853.jpeg)
[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
