Mais de 10 mil alagoanos fazem as provas do Encceja neste domingo
Exame de certificação do ensino fundamental ou médio para jovens e adultos será aplicado em oito municípios do Estado

Dez mil quatrocentos e cinquenta e seis alagoanos participam das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o qual será realizado em todo o Brasil neste domingo (25). O Encceja é um exame do Governo Federal, onde, por meio de uma prova, o candidato aprovado pode conquistar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.
Oito municípios do estado serão polos de aplicação do exame: Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Porto Calvo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
Este ano, o número de inscritos é maior do que o de 2023, quando 9.613 alagoanos se submeteram ao exame, o que representa 843 candidatos a mais e um crescimento de aproximadamente 9% entre um ano e outro. Trinta e cinco escolas estaduais e municipais serão sedes de aplicação das provas e Maceió e Arapiraca concentram o maior número de inscritos, com respectivamente 5.483 e 2.832 candidatos.
Orientações
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Encceja, as provas serão aplicadas nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45, com as provas acontecendo das 9h às 13h. Já na etapa da tarde, portões abertos às 14h30 e fechando às 15h15, com a aplicação ocorrendo das 15h30 às 20h30.
Candidatos devem comparecer aos seus locais de prova com antecedência, portando documento de identificação com foto, caneta esferográfica preta em material transparente, cartão de confirmação de inscrição (disponível na página do participante) e Declaração de Comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame.
A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 23 de dezembro na Página do Participante: (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial).
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
