Cerca de 100 socioeducandos de Alagoas participaram do Encceja PPL 2023
Mais de 90% dos jovens e adolescentes do Sistema Socioeducativo de Alagoas deram o primeiro passo para o ingresso na universidade

Mais de 90% dos jovens e adolescentes do Sistema Socioeducativo de Alagoas deram o primeiro passo para o ingresso na universidade. Ao todo, 108 socioeducandos participaram do Encceja 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que avaliou os conhecimentos dos candidatos para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
O superintendente de Medidas Socioeducativas da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Otávio Rego, explica que o certificado garantirá a valorização curricular dos socioeducandos, contribuindo, dessa forma, para o êxito da sua reinserção social. Ele ressalta ainda que o número de participantes representa um marco inédito para o estado.
“Esta qualificação contribui para que o adolescente tenha mais oportunidades profissionais e seja melhor remunerado no futuro, o que irá refletir diretamente no seu retorno à sociedade. A gestão estadual tem desenvolvido um trabalho inovador e alcançado resultados significativos na redução da reincidência infracional. Esse olhar diferenciado fez do nosso sistema socioeducativo uma referência para vários estados do Brasil, que regularmente enviam seus representantes para conhecer o nosso trabalho”, afirmou Otávio Rego.
Nos últimos anos, as medidas de proteção socioeducativas em Alagoas passaram por transformações profundas no atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei. As mudanças incluíram, além de investimentos em infraestrutura, a adoção de metodologias mais efetivas, a exemplo do aperfeiçoamento do sistema de escolarização, atividades pedagógicas complementares para fixação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, implantação de bibliotecas dentro das unidades de internação e projetos de incentivo à leitura e ao estudo.
Cássia Moreno, gerente de Desenvolvimento Integral da Superintendência de Medidas Socioeducativas da Seprev, destaca que o acompanhamento escolar dos adolescentes segue o mesmo cronograma da rede estadual de ensino. Segundo a gerente, após a certificação do Encceja, muitos socioeducandos e ex-socioeducandos já foram aprovados em exames como o Enem, garantindo o ingresso no ensino superior.
"Quando o adolescente chega à medida socioeducativa, a equipe pedagógica regulariza toda a sua situação escolar e ele é inserido no cronograma da Escola Estadual Paulo Jorge dos Santos, que é referência no ensino voltado para pessoas privadas de liberdade. Com esse suporte integral, os adolescentes têm a certeza de que vale a pena acreditar na educação. A gente ensina, acompanha, e quando o adolescente vê uma oportunidade como esta, ele se dedica ao processo para começar uma nova etapa na sua vida, seja no Ensino Médio ou no Ensino Superior”, afirma a gerente.
Modalidade para Pessoas Privadas de Liberdade - PPL
Os socioeducandos participaram da modalidade Encceja PPL, destinada a pessoas que cumprem medidas que incluem privação de liberdade. As regras são as mesmas do exame regular e os adolescentes receberão o diploma quando aprovados da mesma forma que os demais participantes.
O exame foi constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo, cada uma, 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação. No Ensino Fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas foram: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais. Já no Ensino Médio, foram avaliadas as seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
