Educação

Cerca de 100 socioeducandos de Alagoas participaram do Encceja PPL 2023

Mais de 90% dos jovens e adolescentes do Sistema Socioeducativo de Alagoas deram o primeiro passo para o ingresso na universidade

Por 7Segundos com assessoria 19/10/2023 15h03 - Atualizado em 19/10/2023 15h03
Cerca de 100 socioeducandos de Alagoas participaram do Encceja PPL 2023
Exame avalia os conhecimentos dos candidatos para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio - Foto: Vitor Beltrão/Ascom Seprev

Mais de 90% dos jovens e adolescentes do Sistema Socioeducativo de Alagoas deram o primeiro passo para o ingresso na universidade. Ao todo, 108 socioeducandos participaram do Encceja 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que avaliou os conhecimentos dos candidatos para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Otávio Rego, explica que o certificado garantirá a valorização curricular dos socioeducandos, contribuindo, dessa forma, para o êxito da sua reinserção social. Ele ressalta ainda que o número de participantes representa um marco inédito para o estado.

“Esta qualificação contribui para que o adolescente tenha mais oportunidades profissionais e seja melhor remunerado no futuro, o que irá refletir diretamente no seu retorno à sociedade. A gestão estadual tem desenvolvido um trabalho inovador e alcançado resultados significativos na redução da reincidência infracional. Esse olhar diferenciado fez do nosso sistema socioeducativo uma referência para vários estados do Brasil, que regularmente enviam seus representantes para conhecer o nosso trabalho”, afirmou Otávio Rego.

Nos últimos anos, as medidas de proteção socioeducativas em Alagoas passaram por transformações profundas no atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei. As mudanças incluíram, além de investimentos em infraestrutura, a adoção de metodologias mais efetivas, a exemplo do aperfeiçoamento do sistema de escolarização, atividades pedagógicas complementares para fixação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, implantação de bibliotecas dentro das unidades de internação e projetos de incentivo à leitura e ao estudo.

Cássia Moreno, gerente de Desenvolvimento Integral da Superintendência de Medidas Socioeducativas da Seprev, destaca que o acompanhamento escolar dos adolescentes segue o mesmo cronograma da rede estadual de ensino. Segundo a gerente, após a certificação do Encceja, muitos socioeducandos e ex-socioeducandos já foram aprovados em exames como o Enem, garantindo o ingresso no ensino superior.

"Quando o adolescente chega à medida socioeducativa, a equipe pedagógica regulariza toda a sua situação escolar e ele é inserido no cronograma da Escola Estadual Paulo Jorge dos Santos, que é referência no ensino voltado para pessoas privadas de liberdade. Com esse suporte integral, os adolescentes têm a certeza de que vale a pena acreditar na educação. A gente ensina, acompanha, e quando o adolescente vê uma oportunidade como esta, ele se dedica ao processo para começar uma nova etapa na sua vida, seja no Ensino Médio ou no Ensino Superior”, afirma a gerente.

Modalidade para Pessoas Privadas de Liberdade - PPL


Os socioeducandos participaram da modalidade Encceja PPL, destinada a pessoas que cumprem medidas que incluem privação de liberdade. As regras são as mesmas do exame regular e os adolescentes receberão o diploma quando aprovados da mesma forma que os demais participantes.

O exame foi constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo, cada uma, 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação. No Ensino Fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas foram: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais. Já no Ensino Médio, foram avaliadas as seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.