Eleições

Eleitores poderão justificar ausência no 2º turno em Maceió e Arapiraca

Quem não desejar comparecer presencialmente, pode justificar através do e-Título

Por 7Segundos, com TRE/AL 25/10/2024 16h04 - Atualizado em 25/10/2024 16h04
Eleitores poderão justificar ausência no 2º turno em Maceió e Arapiraca
A justificativa pode ser feita mediante o preenchimento de um requerimento - Foto: Divulgação

Mesmo com a conclusão das eleições municipais em Alagoas no 1º turno, dia 6 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) disponibilizará, no próximo domingo (27), dois locais para que os eleitores e eleitoras dos 51 municípios brasileiros onde haverá segundo turno possam justificar presencialmente a ausência às urnas. 

Serão disponibilizadas mesas receptoras de justificativas em Maceió, no Fórum Eleitoral da Gruta, e em Arapiraca, no cartório da 22ª Zona Eleitoral.

As mesas receptoras de justificativas funcionarão das 8h às 17h. O 2º turno para o cargo de prefeito acontecerá em 51 municípios, sendo 15 capitais, abrangendo 33,9 milhões de eleitores brasileiros.

Quem não desejar comparecer presencialmente, pode justificar a ausência através do aplicativo e-Título. “Haverá segundo turno das eleições em Fortaleza (CE) e em São Paulo, por exemplo, e o eleitor ou eleitora de uma dessas cidades, que esteja em Alagoas, pode com o aplicativo e-Titulo, fazer a justificativa, que no dia da eleição é mais vantajosa porque você não precisa apresentar comprovação posteriormente”, alerta o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Loureiro.

Quem não votou no primeiro turno e não justificou, a Justiça Eleitoral dá um prazo até 5 de dezembro para que a justificativa seja apresentada gratuitamente. Nesse caso, é exigido uma fundamentação da ausência, com apresentação de documentos como passagens de viagens, atestado médico ou outros. A partir de domingo (27), o eleitorado tem 60 dias para justificar o motivo de não votar no segundo turno. Quem não justificar nos prazos legais a multa é de R$ 3,51.