Lojistas em shopping do Brás atingido por incêndio: 'Não dá para buscar roupa'
Três pessoas precisaram de atendimento médico devido à inalação de fumaça
Imagens registradas por lojistas na manhã desta quarta-feira, 30, capturaram o momento de desespero e gritaria dos comerciantes e funcionários durante o incêndio que atingiu um shopping no Brás, bairro da região central de São Paulo. Nos vídeos, é possível ver as tentativas de conter as chamas com uma mangueira. Três pessoas precisaram de atendimento médico devido à inalação de fumaça.
Enquanto tentavam conter o fogo, os lojistas gritavam "vai rápido" e "abre". As equipes dos bombeiros ainda não haviam chegado ao shopping no momento das gravações.
Em meio ao fogo que se alastrava, lojistas tentaram desesperadamente salvar suas mercadorias. O autor de um dos vídeos que circula nas redes alertou os colegas: “Não dá para buscar roupa, sai daí”.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 06h44 para apagar o incêndio dentro do Shopping 25, que fica na rua Barão de Ladário. Ao todo, 22 viaturas da corporação foram mobilizadas para o combate às chamas. Cerca de 65 agentes estão no local.
Duas vítimas precisaram de atendimento médico e estão em observação no Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Tatuapé), em estados de saúde estáveis. Uma terceira foi atendida na Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Pari, ficou em observação e já teve alta.
Ao Terra, a Enel informou que equipes da concessionária foram enviadas ao local do incêndio, em apoio aos trabalhos do Corpo de Bombeiros. A rede da área afetada foi desligada para eliminar risco elétrico.
A Defesa Civil deslocou uma equipe para a região. Os agentes devem permanecer durante todo o trabalho do Corpo de Bombeiros e na operação de rescaldo
Segundo a Prefeitura de São Paulo, o certificado de segurança do Shopping 25, emitido pela Coordenadoria de Controle e Uso de Imóveis (Contru), foi aprovado em 2022 e é válido até 2027.
A Companhia de Engenharia de Tráfego realizou bloqueios nos cruzamentos da Rua Barão de Ladário com as ruas Oriente e João Teodoro, na rua Júlio Ribeiro com a rua Muller, rua João Teodoro com a rua Monsenhor de Andrade e Av do Estado com a rua São Caetano. O desvio é feito pela rua Oriente, rua Rubino de Oliveira, seguindo pela Av. Celso Garcia. A Companhia recomenda que motoristas evitem a região.
Até o momento, 12 linhas de ônibus, da SPTrans, estão sendo desviadas em razão de interferência no Brás.