Caso Kleber Malaquias: juíza responsável é transferida para Juizado em Arapiraca
TJ informou que a promoção ocorreu pelo critério de merecimento
A juíza Eliana Machado deixou a 3ª Vara Criminal de Rio Largo para assumir o Juizado da violência doméstica de Arapiraca, de 3ª entrância. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que informou que a promoção ocorreu pelo critério de merecimento.
Ela foi empossada pelo presidente do TJAL, Fernando Tourinho, nesta quinta-feira (31). A transferência ganhou repercussão porque a magistrada Eliana Machado era responsável pelo julgamento do caso Kleber Malaquias, blogueiro político assassinado em Rio Largo.
Na mesma cerimônia, a juíza Natália Castro assumiu a Vara Única da Comarca de Girau do Ponciano, de 2ª entrância, ao concluir seu trabalho na Comarca de Campo Alegre.
Caso Kleber Malaquias
Recentemente, a juíza Eliana Machado foi responsável pela transferência do policial Eudson Matos, acusado de envolvimento na morte do blogueiro Kleber Malaquias, para um presídio federal fora de Alagoas. Para ela, a medida seria a única solução que atende não só a interesses estatais, como também a que é capaz de garantir ao custodiado sua integridade física.
Em suas redes sociais, o deputado delegado Fábio Costa disse que a transferência deixa incertezas sobre o andamento de um dos casos mais graves de violência política em Alagoas.
“Sua atuação firme, determinando a transferência de um dos principais suspeitos para um presídio federal, evidenciou a complexidade e as pressões envolvidas. Agora, questionamos: quem irá assumir este caso e garantir justiça para Kleber e sua família? Seguimos atentos e cobrando respostas para uma investigação que simboliza o combate à violência política em Alagoas”.