Saúde

Plataforma online gratuita para combater atestados médicos falsos estará disponível nesta terça (5)

O Atesta CFM será a única plataforma de chancela de atestados médicos no Brasil, sempre com segurança, rastreabilidade, criptografia e cumprimento de todas as exigências da Lei

Por 7Segundos com assessoria 04/11/2024 14h02 - Atualizado em 04/11/2024 15h03
Plataforma online gratuita para combater atestados médicos falsos estará disponível nesta terça (5)
Atestado falso - Foto: Reprodução

Gratuito, seguro, sem burocracia e de fácil acesso para médicos, pacientes e empresas. O Atesta CFM, plataforma lançada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que vai oferecer serviços de validação e chancela de atestados médicos emitidos no País, estará disponível a partir da próxima terça-feira (5/11).

Para explicar o seu funcionamento, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, o diretor de Tecnologia da Informação da Autarquia, Hideraldo Cabeça, e o diretor de Comunicação, Estevam Rivello, participarão de coletiva de imprensa na segunda-feira (4/11). O evento será online.

De acordo com dados do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), 21% dos atestados médicos verificados pela entidade são falsos. O Atesta CFM será a única plataforma de chancela de atestados médicos no Brasil, sempre com segurança, rastreabilidade, criptografia e cumprimento de todas as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O serviço é regulamentado pela Resolução CFM nº 2.382/2023, publicada no Diário Oficial da União em 6 de setembro deste ano.