Mais de 140 mil estudantes alagoanos vão realizar provas do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas
Avaliação de larga escala da Educação Básica de Alagoas aplicará testes cognitivos em Língua Portuguesa e em Matemática

É chegada a hora de conhecer o nível de proficiência dos estudantes das redes públicas de Alagoas. De 4 a 14 de novembro, 143.456 estudantes, distribuídos em 5.270 turmas de 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio, participarão da avaliação externa em larga escala da Educação Básica do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). Os alunos estão matriculados em mais de mil escolas estaduais e municipais.
Existente desde 2001, a avaliação, que acontece de forma censitária, está ancorada pela Lei Estadual nº 8.048, que institui a oferta de Avaliação Externa e em Larga Escala como o 3º eixo do Programa Escola 10. A avaliação atua na aplicação de testes cognitivos em Língua Portuguesa e em Matemática, para aferir o nível de proficiência dos estudantes, com regularidade de aplicação bianual desde 2017.
Para a secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, o momento é de significativa importância. Ela ratifica ainda que os testes do Saveal se comparam a avaliações nacionais de grande escala, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“A prova Saveal é uma avaliação diagnóstica que visa nortear o planejamento didático, curricular e formativo ofertados aos nossos estudantes, por avaliar principalmente a qualidade do ensino e as políticas educacionais implementadas. Por isso, a prova SAVEAL segue os mesmos critérios da prova SAEB”, explica Sueleide.
O Saveal busca fornecer diagnóstico individual dos estudantes avaliados para o atendimento às singularidades educacionais. Além disso, os resultados do Saveal propõem fomentar a implementação da cultura das avaliações externas e fornecer indicadores para a composição do Índice de Desempenho Educacional de Alagoas (IDEAL), bem como constituem em indutor de políticas públicas, tendo em vista que os resultados do 2º ano do ensino fundamental compõem um dos indicadores de maior peso do Índice Municipal de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL).
Veja também
Últimas notícias

Carro oficial deixa gabinete e passa atender crianças com deficiência em Maragogi

Em novo júri popular, MPAL acusará Albino Santos de tentar matar o jovem Alan Vitor
Arena dos Engenhos: Arapiraca recebe festival cultural e nos dias 12 e 13 de setembro

Teca Nelma marca presença na Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ e reforça políticas públicas pela causa
Estilista de Arapiraca ganha projeção nacional em desfile no Rancho de Carlinhos Maia

Adolescente é morto a tiros e enterrado em cova rasa em Rio Largo; polícia investiga
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
