Mais de 140 mil estudantes alagoanos vão realizar provas do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas
Avaliação de larga escala da Educação Básica de Alagoas aplicará testes cognitivos em Língua Portuguesa e em Matemática
É chegada a hora de conhecer o nível de proficiência dos estudantes das redes públicas de Alagoas. De 4 a 14 de novembro, 143.456 estudantes, distribuídos em 5.270 turmas de 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio, participarão da avaliação externa em larga escala da Educação Básica do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). Os alunos estão matriculados em mais de mil escolas estaduais e municipais.
Existente desde 2001, a avaliação, que acontece de forma censitária, está ancorada pela Lei Estadual nº 8.048, que institui a oferta de Avaliação Externa e em Larga Escala como o 3º eixo do Programa Escola 10. A avaliação atua na aplicação de testes cognitivos em Língua Portuguesa e em Matemática, para aferir o nível de proficiência dos estudantes, com regularidade de aplicação bianual desde 2017.
Para a secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, o momento é de significativa importância. Ela ratifica ainda que os testes do Saveal se comparam a avaliações nacionais de grande escala, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“A prova Saveal é uma avaliação diagnóstica que visa nortear o planejamento didático, curricular e formativo ofertados aos nossos estudantes, por avaliar principalmente a qualidade do ensino e as políticas educacionais implementadas. Por isso, a prova SAVEAL segue os mesmos critérios da prova SAEB”, explica Sueleide.
O Saveal busca fornecer diagnóstico individual dos estudantes avaliados para o atendimento às singularidades educacionais. Além disso, os resultados do Saveal propõem fomentar a implementação da cultura das avaliações externas e fornecer indicadores para a composição do Índice de Desempenho Educacional de Alagoas (IDEAL), bem como constituem em indutor de políticas públicas, tendo em vista que os resultados do 2º ano do ensino fundamental compõem um dos indicadores de maior peso do Índice Municipal de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL).
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
