Proposta de Alexandre Ayres garante agilidade em transporte de órgãos para transplante em AL
Deputado quer criar o Sistema de Transporte de Órgãos e Tecidos Humanos para Transplante

O Projeto de Lei 1.056/2024, de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), cria o Sistema de Transporte de Órgãos e Tecidos Humanos para Transplante em Alagoas. A finalidade da proposta é agilizar, otimizar e dar prioridade ao transporte de órgãos e tecidos humanos destinados ao transplante.
Além disso, dará à rede hospitalar, aos polícias e aos meios de transporte a base legal para agirem no tempo curto de aproveitamento dos órgãos (em geral, de apenas algumas horas após a morte do doador). O transporte das equipes que fazem o tráfego dos órgãos também é um dos objetos da proposição.
Conforme a proposta, a criação do Sistema de Transporte de Órgãos e Tecidos Humanos deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo e irá abranger todo o estado, sendo responsável por todos os meios de transporte da rede pública estadual de saúde, das polícias militar e civil e do corpo de bombeiros, buscando-se também a participação das empresas privadas de transporte aéreo, terrestre, fluvial e marítimo, bem como dos planos e seguros de saúde.
"O sistema será responsável pela organização das equipes e a coordenação do sistema fica a cargo das Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Saúde, as quais, em parceria com entidades públicas e privadas e com os bancos de transplante do Estado, promoverão as ações necessárias para o seu funcionamento", explica o texto.
Na justificativa, o parlamentar explicou que, em fevereiro de 2024, começou a valer a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, através da lei n° 14.722/2023, e por isso é esperada uma ampliação no número de doações e transplantes.
"Nosso projeto lembra que muitas vezes, por motivos alheios à ciência, o transplante de órgãos e tecidos acaba não acontecendo. Um deles é o problema do transporte e ainda falta uma normatização do procedimento, o que o projeto procura viabilizar. Pensando nisso, proponho o presente projeto de lei, como forma de criar esse sistema de transporte eficaz e seguro para os órgãos e tecidos humanos para fins de transplante", concluiu Ayres.
Últimas notícias

Dupla armada rouba motocicleta em borracharia no bairro Santa Lúci

Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda, 15

Thaís Canuto reage a Renato Filho e denuncia fake news em Pilar

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Dólar fecha a R$ 5,35, menor valor em mais de um ano

Motorista desobedece sinalização e destrói pórtico na Av. Governador Afrânio Lages
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
