Prefeito Gilberto e Deputada Gabi Gonçalves anunciam construção do primeiro Centro de Tratamento de Autismo em Rio Largo
Com emenda parlamentar da Deputada Gabi Gonçalves, as futuras instalações serão um equipamento para a inclusão e apoio às famílias atípicas do município

Em um importante passo para a inclusão e apoio às famílias atípicas da região, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP) e a Deputada Estadual Gabi Gonçalves (PP), anunciaram a construção do primeiro Centro de Tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade. O projeto será viabilizado por recursos de emenda parlamentar da Deputada Gabi Gonçalves, trazendo uma unidade de referência no tratamento e acolhimento de pessoas com autismo em toda a região.
Com um projeto arquitetônico especialmente pensado para atender às necessidades sensoriais e emocionais dos pacientes, o centro terá diversas estruturas inclusivas. Entre os destaques estão as Salas Sensoriais, equipadas com sinalização tátil e luzes ajustáveis para facilitar o estímulo e o conforto dos pacientes. Além disso, os Espaços de Refúgio proporcionarão áreas tranquilas onde os usuários poderão se reequilibrar emocionalmente quando necessário.
A unidade terá uma Arquitetura Intuitiva, com uma organização clara para facilitar a navegação e o deslocamento dentro do centro. Também serão oferecidos Ambientes de Aprendizado, com salas dedicadas a atividades terapêuticas e educativas, garantindo que as pessoas com TEA recebam apoio integral para o desenvolvimento de habilidades e maior autonomia. “Nosso povo merece sempre o melhor, e as famílias atípicas podem sempre contar com a nossa gestão, por isso, iremos tirar do papel uma grande iniciativa para cuidar da saúde e do desenvolvimento dessas crianças, com uma equipe humana e dedicada, assim como eu e a Gabi, que estamos sempre cuidando de vocês!” afirma o Prefeito Gilberto Gonçalves.
O centro reunirá uma equipe de especialistas que atuarão em diversas áreas, oferecendo tratamentos como Fisioterapia, Assistência Social, Psicopedagogia, Fonoaudiologia com foco na comunicação e alimentação seletiva, além de atividades de Musicalização e muitos outros serviços personalizados. Esses profissionais serão essenciais para proporcionar um atendimento interdisciplinar, possibilitando que as famílias encontrem em um único espaço todas as terapias e apoios necessários para os portadores de TEA.
“Esse centro é um sonho sendo realizado. Queremos que ele seja um espaço acolhedor e transformador para nossas famílias atípicas, proporcionando um cuidado especial e integral. Será um espaço de respeito, dignidade e oportunidade para quem mais precisa”, declarou a Deputada Gabi Gonçalves.
Depois da assinatura da Ordem de Serviço (OS), a previsão é de que as obras tenham início nos próximos meses, e o Centro estará localizado no bairro do Tabuleiro do Pinto, parte alta de Rio Largo, trazendo mais uma unidade de referência para toda a região.
Veja também
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
