Prefeito Gilberto e Deputada Gabi Gonçalves anunciam construção do primeiro Centro de Tratamento de Autismo em Rio Largo
Com emenda parlamentar da Deputada Gabi Gonçalves, as futuras instalações serão um equipamento para a inclusão e apoio às famílias atípicas do município
Em um importante passo para a inclusão e apoio às famílias atípicas da região, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP) e a Deputada Estadual Gabi Gonçalves (PP), anunciaram a construção do primeiro Centro de Tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade. O projeto será viabilizado por recursos de emenda parlamentar da Deputada Gabi Gonçalves, trazendo uma unidade de referência no tratamento e acolhimento de pessoas com autismo em toda a região.
Com um projeto arquitetônico especialmente pensado para atender às necessidades sensoriais e emocionais dos pacientes, o centro terá diversas estruturas inclusivas. Entre os destaques estão as Salas Sensoriais, equipadas com sinalização tátil e luzes ajustáveis para facilitar o estímulo e o conforto dos pacientes. Além disso, os Espaços de Refúgio proporcionarão áreas tranquilas onde os usuários poderão se reequilibrar emocionalmente quando necessário.
A unidade terá uma Arquitetura Intuitiva, com uma organização clara para facilitar a navegação e o deslocamento dentro do centro. Também serão oferecidos Ambientes de Aprendizado, com salas dedicadas a atividades terapêuticas e educativas, garantindo que as pessoas com TEA recebam apoio integral para o desenvolvimento de habilidades e maior autonomia. “Nosso povo merece sempre o melhor, e as famílias atípicas podem sempre contar com a nossa gestão, por isso, iremos tirar do papel uma grande iniciativa para cuidar da saúde e do desenvolvimento dessas crianças, com uma equipe humana e dedicada, assim como eu e a Gabi, que estamos sempre cuidando de vocês!” afirma o Prefeito Gilberto Gonçalves.
O centro reunirá uma equipe de especialistas que atuarão em diversas áreas, oferecendo tratamentos como Fisioterapia, Assistência Social, Psicopedagogia, Fonoaudiologia com foco na comunicação e alimentação seletiva, além de atividades de Musicalização e muitos outros serviços personalizados. Esses profissionais serão essenciais para proporcionar um atendimento interdisciplinar, possibilitando que as famílias encontrem em um único espaço todas as terapias e apoios necessários para os portadores de TEA.
“Esse centro é um sonho sendo realizado. Queremos que ele seja um espaço acolhedor e transformador para nossas famílias atípicas, proporcionando um cuidado especial e integral. Será um espaço de respeito, dignidade e oportunidade para quem mais precisa”, declarou a Deputada Gabi Gonçalves.
Depois da assinatura da Ordem de Serviço (OS), a previsão é de que as obras tenham início nos próximos meses, e o Centro estará localizado no bairro do Tabuleiro do Pinto, parte alta de Rio Largo, trazendo mais uma unidade de referência para toda a região.
Veja também
Últimas notícias
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
