G20 cita ‘angústia’ por guerras, condena terrorismo e pede fim de uso da força entre nações
Declaração final dos líderes do grupo foi publicada na noite desta segunda-feira (18)
A cúpula do G20 divulgou na noite desta segunda-feira (18) a declaração final do encontro dos líderes do grupo. No documento, os chefes de Estado falam em um sentimento de “angústia” pelas guerras em curso ao redor do mundo e dizem que repudiam “todos os ataques contra civis e infraestrutura”. Além disso, os líderes afirmam condenar “o terrorismo em todas as suas formas e manifestações” e pedem que os países deixem de usar a força para tentar invadir territórios vizinhos.
"Em consonância com a Carta da ONU, todos os Estados devem se abster da ameaça ou uso da força para buscar aquisição territorial contra a integridade territorial e soberania ou independência política de qualquer Estado", diz a declaração. Veja a íntegra do documento abaixo.
“Afirmamos que todas as partes devem cumprir com suas obrigações sob o direito internacional, incluindo o direito internacional humanitário e o direito internacional dos direitos humanos, e a este respeito condenamos todos os ataques contra civis e infraestrutura", continua o texto.
Faixa de Gaza, Líbano e Ucrânia
A declaração faz menção aos conflitos na Faixa de Gaza, no Líbano e na Ucrânia, com destaque para “o sofrimento humano e os impactos negativos” das guerras.
Sobre o conflito no Oriente Médio, os líderes do G20 destacam a “necessidade urgente de expandir o fluxo de assistência humanitária e reforçar a proteção de civis e exigir a remoção de todas as barreiras à prestação de assistência humanitária em escala".
“Afirmando o direito palestino à autodeterminação, reiteramos nosso compromisso inabalável com a visão da solução de dois Estados, onde Israel e um Estado palestino vivem lado a lado, em paz, dentro de fronteiras seguras e reconhecidas, consistentes com o direito internacional e resoluções relevantes da ONU", diz o texto.
“Estamos unidos em apoio a um cessar-fogo abrangente em Gaza, em conformidade com a Resolução n. 2735 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e no Líbano, que permite que os cidadãos retornem em segurança para suas casas em ambos os lados da Linha Azul", completa a declaração.
Sobre a situação entre Ucrânia e Rússia, o G20 diz saudar “todas as iniciativas relevantes e construtivas que apoiam uma paz abrangente, justa e duradoura, mantendo todos os Propósitos e Princípios da Carta da ONU para a promoção de relações pacíficas, amigáveis e de boa vizinhança entre as nações".
Mundo livre de armas nucleares
Segundo o G20, “a resolução pacífica de conflitos e os esforços para lidar com crises, bem como a diplomacia e o diálogo são essenciais". O grupo reforça que “somente com paz alcançaremos sustentabilidade e prosperidade”.
Na declaração, as autoridades do G20 dizem que “nós nos comprometemos a avançar a meta de um mundo livre de armas nucleares e um lugar mais seguro para todos, e manteremos as nossas obrigações a esse respeito".
Veja também
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
