Hospital Metropolitano realiza mutirão para diagnóstico de retinopatia diabética em Maceió
Ação acontecerá no próximo sábado (22), a partir das 7h, na própria unidade localizada na Via Expressa
Em parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Alagoana de Oftalmologia, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza no próximo sábado (23) um mutirão para o diagnóstico de retinopatia diabética. A ação acontecerá a partir das 7h e tem o objetivo de oferecer o exame a pacientes diabéticos e permitir que a detecção da retinopatia seja precoce.
A retinopatia diabética é uma das complicações mais graves do diabetes, o que pode deixar o paciente cego. Como sabemos, a retinopatia diabética é um dos problemas que mais causa cegueira no caso das pessoas acometidas pela diabetes. Por isso, a nossa preocupação em identificar o problema e assegurar o tratamento, com o objetivo de evitar que as pessoas percam a visão", frisou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
O mutirão será presencialmente no próprio hospital. Os interessados devem comparecer ao HMA, localizado na Via Expressa, portando documento de identificação oficial original com foto, além do cartão do SUS.
O exame é realizado com dilatação da pupila, procedimento feito no próprio hospital, visando garantir uma análise mais detalhada da retina e identificar sinais precoce da doença, que tem tratamento caso seja identificada inicialmente.
“Este exame permite observar a retina em detalhes e identificar sinais de danos causados pela diabetes, mesmo antes que o paciente perceba alguma alteração na visão. O mutirão é uma excelente oportunidade para conscientizar os pacientes diabéticos sobre a importância do acompanhamento regular com oftalmologistas, já que a retinopatia diabética é uma doença progressiva e muitas vezes silenciosa. A detecção precoce pode evitar complicações mais graves e permitir o tratamento adequado”, disse o oftalmologista retinólogo, Raphael Costa.
Serviço
Quando: 23 de novembro - sábado
Horário: A partir das 7h
Local: Ambulatório do Hospital Metropolitano de Alagoas - Via Expressa - Maceió
Público-Alvo: Público em geral, diabéticos
O que é necessário: Documento de Identificação e cartão SUS
Veja também
Últimas notícias
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Assembleia de Deus é invadida e tem equipamentos furtados no bairro Cacimbas
3º BPM em Arapiraca lidera ranking e registra aumento em ações de segurança em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
