Hospital Metropolitano realiza mutirão para diagnóstico de retinopatia diabética em Maceió
Ação acontecerá no próximo sábado (22), a partir das 7h, na própria unidade localizada na Via Expressa
Em parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Alagoana de Oftalmologia, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza no próximo sábado (23) um mutirão para o diagnóstico de retinopatia diabética. A ação acontecerá a partir das 7h e tem o objetivo de oferecer o exame a pacientes diabéticos e permitir que a detecção da retinopatia seja precoce.
A retinopatia diabética é uma das complicações mais graves do diabetes, o que pode deixar o paciente cego. Como sabemos, a retinopatia diabética é um dos problemas que mais causa cegueira no caso das pessoas acometidas pela diabetes. Por isso, a nossa preocupação em identificar o problema e assegurar o tratamento, com o objetivo de evitar que as pessoas percam a visão", frisou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
O mutirão será presencialmente no próprio hospital. Os interessados devem comparecer ao HMA, localizado na Via Expressa, portando documento de identificação oficial original com foto, além do cartão do SUS.
O exame é realizado com dilatação da pupila, procedimento feito no próprio hospital, visando garantir uma análise mais detalhada da retina e identificar sinais precoce da doença, que tem tratamento caso seja identificada inicialmente.
“Este exame permite observar a retina em detalhes e identificar sinais de danos causados pela diabetes, mesmo antes que o paciente perceba alguma alteração na visão. O mutirão é uma excelente oportunidade para conscientizar os pacientes diabéticos sobre a importância do acompanhamento regular com oftalmologistas, já que a retinopatia diabética é uma doença progressiva e muitas vezes silenciosa. A detecção precoce pode evitar complicações mais graves e permitir o tratamento adequado”, disse o oftalmologista retinólogo, Raphael Costa.
Serviço
Quando: 23 de novembro - sábado
Horário: A partir das 7h
Local: Ambulatório do Hospital Metropolitano de Alagoas - Via Expressa - Maceió
Público-Alvo: Público em geral, diabéticos
O que é necessário: Documento de Identificação e cartão SUS
Veja também
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
