Projeto do Portugal Ramalho é selecionado para a VIII Mostra de Humanização da Sesau
Ação proporciona às usuárias de longa permanência da unidade hospitalar psiquiátrica a possibilidade de contato com o ambiente externo
Um projeto desenvolvido pelo Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), unidade assistencial da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), está entre os selecionados para a VIII Mostra da Política Nacional de Humanização em Alagoas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Com o título. "O passeio terapêutico enquanto prática de humanização no ambiente hospitalar na saúde mental", o projeto se destacou entre os 15 melhores do estado.
A iniciativa é desenvolvida pela nutricionista Ana Rafaela Almeida e pela terapeuta ocupacional Lianna Leite, que estão lotadas na unidade assistencial. De acordo com as idealizadoras do projeto, a ideia da ação é proporcionar às usuárias de longa permanência da unidade hospitalar psiquiátrica a possibilidade de contato com o ambiente externo, por meio de passeios terapêuticos, gerando uma série de benefícios.
"Buscamos fortalecer o enfrentamento do processo de internação, priorizando a humanização e a integralidade do tratamento", enfatizou Ana Rafaela Almeida. As atividades são realizadas com pacientes da ala feminina “Nossa Casa”, ambulatório que acolhe principalmente mulheres idosas, residentes, sem vínculo familiar.
"A escolha das usuárias que participam dos passeios depende da avaliação da condição psiquiátrica observada pela equipe multiprofissional", detalhou Ana Rafaela Almeida, acrescentando que esses estímulos extramuros provocam nas usuárias sensação de liberdade, mudança de rotina, socialização, melhor adesão ao tratamento, bem como educação e totalidade no cuidado às pacientes de longa permanência na unidade.
Segundo Ana Rafaela Almeida, as próprias usuárias também expressam gratidão pela vivência que proporciona momentos especiais, antes esquecidos. "Os passeios terapêuticos oferecem, também, às pacientes, estimulação sensorial, mudança de rotina e, sobretudo, melhor interação social", pontuou.
Para a servidora, são experiências que somente o ambiente externo é capaz de prover, além de trabalhar o indivíduo, respeitando suas particularidades que é um dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde, (SUS).
A apresentação do plano vai acontecer no dia 27 deste mês, de 8h às 12h, no auditório do Hospital do Coração Alagoano.