G20: Rafael Brito participa de seminário sobre o papel transformador da educação
Evento promovido pela FGV debateu o papel da educação na promoção da saúde pública e no avanço dos objetivos estabelecidos pela cúpula do G20

A educação ganhou destaque nessa terça-feira (19) no Seminário Internacional Catalisando Mudanças: o papel da educação na construção de um futuro justo e sustentável, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), durante o G20, no Rio de Janeiro.
O evento reuniu especialistas e líderes governamentais no intuito de promover o diálogo construtivo sobre o papel transformador da educação na criação de um futuro melhor. O seminário começou com um café da manhã, onde os presentes discutiram a importância da educação como pilar essencial para a constituição de uma sociedade mais justa e sustentável.
Em seguida, os convidados participaram de painéis com os temas: “Financiamento inovador em educação para resiliência social e sustentabilidade”, “O papel das fundações no avanço do desenvolvimento sustentável e no apoio ao G20” e “Políticas Educacionais para redução das desigualdades”
Deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL) foi convidado para participar do evento e destacou a importância da educação como um fator essencial para promover o progresso econômico e o desenvolvimento social.
“Foi um momento de troca muito rico. Discutimos políticas públicas para a melhoria da proficiência em português e matemática. Mas não adianta a gente falar de aprendizagem, sem antes a gente resolver o problema da fome no nosso país. Não temos como exigir de uma criança de 8, 9 e 10 anos que sente numa cadeira e preste atenção numa aula de matemática, se ela está com a barriga vazia. Acredito que a merenda escolar é um instrumento forte para resolver a problemática da aprendizagem no nosso país. Além da escola ser um ambiente de preparação e de melhoria da sociedade do futuro, precisa ser também um ambiente de segurança alimentar”, explicou o parlamentar.
Segundo o deputado alagoano, investir em políticas públicas para fortalecer o Programa Nacional da Alimentação Escolar é fundamental para alcançar os resultados sustentáveis e desenvolvimento na educação no Brasil.
A temática abordada pelo parlamentar durante o evento faz parte de duas dos dezessete objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU): Fome Zero e Agricultura Sustentável e Educação de Qualidade.
“Temos que concentrar nossos esforços e investir em recursos para garantir que os nossos alunos tenham na escola as refeições necessárias para uma aprendizagem significativa, contribuindo para o desenvolvimento físico e mental, especialmente em áreas de extrema pobreza”.
Também participaram do seminário a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo, a secretária de Educação Continuada do MEC, Zara Figueiredo; o embaixador do Catar no Brasil, Ahmed Al Shaibani, entre outros líderes nacionais e internacionais.
Veja também
Últimas notícias

Vídeo mostra momento em que o advogado João Neto agride mulher dentro de apartamento em Maceió

Advogado João Neto é preso acusado de violência doméstica em Maceió

Evento gratuito sobre saúde mental no trabalho é realizado em Arapiraca

Prefeito recebe governador para assinatura da Ordem de Serviço da Fábrica da Sopa de Rio Largo

Hemoal tem estoque crítico e apela por doação de sangue para Feriadão da Páscoa

Mãe de Ana Beatriz passa mal durante diligência das polícias na residência dela em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
