[Vídeo] Encontro do G20 termina nesta sexta-feira (13) com saldo positivo
Evento contou com a presença de 40 delegações de outros países, e trouxe assuntos sobre o combate à desinformação
O encontro do G20, fórum de cooperação econômica internacional, que aconteceu em Maceió, termina nesta sexta-feira (13) com um saldo positivo. Estavam presentes ministros e secretários brasileiros, além do candidato à reeleição para prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), em uma grande reunião com representantes de 40 delegações de outros países.
O evento também abordou a integração global na era digital, como a conectividade significativa, o combate à desinformação e outros assuntos fundamentais para o desenvolvimento da população mundial.
Em sua fala, JHC enfatizou a importância de Maceió ser o palco para um grande evento internacional, que lança ao debate questões que envolvem a cidadania digital da população.
"É um marco para a nossa cidade receber um evento com proporções globais no G20, além de representar os países que o compõem. É um movimento, uma organização, que cresce cada vez mais. A informação é essencial em uma época que ela é disseminada muito facilmente, então a gente precisa ter precisão na informação e sua integração para a gente combater a desinformação. São os serviços públicos sendo acessíveis através das novas tecnologias, e aí promovendo para o cidadão a cidadania digital nos seus serviços mais básicos", disse JHC.
Na ocasião, os ministros presentes também tiveram a vez da fala. O Ministro das Comunicações, Jucelino Filho, explicou que Maceió foi sede de um dos principais grupos setoriais do G20, o grupo de economia digital.
"Sobre essas presidência do G20, temos vários grupos setoriais e Maceió, com certeza, recebe um dos principais que é o grupo de economia digital, que está aí com essa missão de construir entendimentos e consensos em torno de temas relevantes que hoje impactam diretamente no dia a dia das pessoas", afirmou o ministro.
A ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sther Dueck, frisou o compromisso do governo com a segurança digital dos brasileiros.
"E o Brasil já vem fazendo desde o ano passado um esforço muito grande para gente fazer a mudança da nova carteira de identidade. Não é só carteira física, é também uma carteira digital. É muito importante na área de segurança, mas ela é, principalmente, um instrumento de cidadania", disse Sther Duek.
A vez de falar foi de João Brandt, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação. Ele disse que todos os participantes do G20 e do governo ficaram muito contentes e orgulhosos pela realização do evento. "Estamos realmente muito contentes e orgulhosos com a presidência brasileira, o mundo pauta o tema da desinformação e o discurso de ódio, e [este encontro] decide apontar caminhos sólidos, consistentes para que a gente possa superar essa questão", comemorou João Brandt.
Últimas notícias
Deputada Cibele Moura apresenta PL que cria política de letramento digital e robótica
Prefeitura de Maceió inicia retirada de fios sem uso dos postes no Pontal da Barra
Igaci garantirá nova Creche Cria no distrito de Lagoa do Félix após articulação de Petrúcio Barbosa
Estudantes de escolas municipais participam de festival de capoeira na sexta (21)
Defensoria Pública atende em regime de plantão nesta quinta (20) e sexta-feira (21)
Cinco motos aquáticas são apreendidas em operação integrada no Porto de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
