[Vídeo] Encontro do G20 termina nesta sexta-feira (13) com saldo positivo
Evento contou com a presença de 40 delegações de outros países, e trouxe assuntos sobre o combate à desinformação
O encontro do G20, fórum de cooperação econômica internacional, que aconteceu em Maceió, termina nesta sexta-feira (13) com um saldo positivo. Estavam presentes ministros e secretários brasileiros, além do candidato à reeleição para prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), em uma grande reunião com representantes de 40 delegações de outros países.
O evento também abordou a integração global na era digital, como a conectividade significativa, o combate à desinformação e outros assuntos fundamentais para o desenvolvimento da população mundial.
Em sua fala, JHC enfatizou a importância de Maceió ser o palco para um grande evento internacional, que lança ao debate questões que envolvem a cidadania digital da população.
"É um marco para a nossa cidade receber um evento com proporções globais no G20, além de representar os países que o compõem. É um movimento, uma organização, que cresce cada vez mais. A informação é essencial em uma época que ela é disseminada muito facilmente, então a gente precisa ter precisão na informação e sua integração para a gente combater a desinformação. São os serviços públicos sendo acessíveis através das novas tecnologias, e aí promovendo para o cidadão a cidadania digital nos seus serviços mais básicos", disse JHC.
Na ocasião, os ministros presentes também tiveram a vez da fala. O Ministro das Comunicações, Jucelino Filho, explicou que Maceió foi sede de um dos principais grupos setoriais do G20, o grupo de economia digital.
"Sobre essas presidência do G20, temos vários grupos setoriais e Maceió, com certeza, recebe um dos principais que é o grupo de economia digital, que está aí com essa missão de construir entendimentos e consensos em torno de temas relevantes que hoje impactam diretamente no dia a dia das pessoas", afirmou o ministro.
A ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sther Dueck, frisou o compromisso do governo com a segurança digital dos brasileiros.
"E o Brasil já vem fazendo desde o ano passado um esforço muito grande para gente fazer a mudança da nova carteira de identidade. Não é só carteira física, é também uma carteira digital. É muito importante na área de segurança, mas ela é, principalmente, um instrumento de cidadania", disse Sther Duek.
A vez de falar foi de João Brandt, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação. Ele disse que todos os participantes do G20 e do governo ficaram muito contentes e orgulhosos pela realização do evento. "Estamos realmente muito contentes e orgulhosos com a presidência brasileira, o mundo pauta o tema da desinformação e o discurso de ódio, e [este encontro] decide apontar caminhos sólidos, consistentes para que a gente possa superar essa questão", comemorou João Brandt.