Juceal apresenta evolução do registro e licenciamento de empresas para estudantes da Ufal
Destacando o Portal Facilita Alagoas, palestra foi realizada para o curso de Ciências Contábeis
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) apresentou para os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na terça-feira (19), a evolução do registro de negócios no estado de Alagoas e o momento atual de como os processos de abertura, alteração e baixa de empresas são oferecidos pela autarquia.
A palestra foi ministrada pelo gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, que mostrou para os alunos de Ciências Contábeis o que é a Juceal, o andamento do processo empresarial, os diferenciais que tornaram a autarquia referência nacional e os dados atuais referentes ao registro e ao licenciamento de negócios.
Para a coordenadora do curso, a professora Érica Xavier, essas iniciativas são imprescindíveis para fomentar a construção do conhecimento na prática. “Essa troca da área profissional com os nossos alunos contribui muito com a formação deles, pois eles aprendem o passo a passo para abrir uma empresa”, destacou.
A apresentação mostrou para os futuros contadores uma demonstração das funcionalidades dos sistemas utilizados pela entidade, bem como a simulação da abertura de uma empresa no Portal Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento de negócios.
O convite foi uma iniciativa da professora da disciplina de Laboratório Contábil I, Katiane Pinho, que, durante o encontro, elogiou a modernização dos serviços oferecidos pela autarquia.
“Eu vivenciei uma época em que não existia nenhum sistema fácil, não existia o Facilita e eu já cheguei a passar 60 dias para abrir uma empresa. Se alguma coisa estava errada, pediam para eu fazer tudo de novo. Hoje a gente tem acesso a um sistema da Redesim que faz toda essa integralização”, relatou a professora.
Durante a apresentação, que foi o encerramento da disciplina para os alunos do 8° período, Jadson Ramos destacou a agilidade no tempo médio para abertura empresarial no estado, que ocupa a 5° posição dentre as Unidades Federativas.
Segundo o ranking de outubro divulgado pela Rede Nacional Para a Simplificação do Registro e da Legalização de Negócios (Redesim), o estado alcançou o tempo de 5h53 para a consulta de viabilidade local e nome empresarial, 0h02 para a autenticação de cadastros e 4h08 com relação ao trabalho da Juceal, resultando no tempo médio de 10h03 para abertura de negócios.
“É imprescindível para aqueles que desejam se tornar contadores conhecer o Portal Facilita Alagoas, porque todos os trabalhos que a Junta Comercial oferece se encontram lá”, afirmou Ramos.
A Junta Comercial promove essas palestras com o intuito de intensificar o vínculo com os estudantes e futuros clientes.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
