Juceal apresenta evolução do registro e licenciamento de empresas para estudantes da Ufal
Destacando o Portal Facilita Alagoas, palestra foi realizada para o curso de Ciências Contábeis

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) apresentou para os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na terça-feira (19), a evolução do registro de negócios no estado de Alagoas e o momento atual de como os processos de abertura, alteração e baixa de empresas são oferecidos pela autarquia.
A palestra foi ministrada pelo gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, que mostrou para os alunos de Ciências Contábeis o que é a Juceal, o andamento do processo empresarial, os diferenciais que tornaram a autarquia referência nacional e os dados atuais referentes ao registro e ao licenciamento de negócios.
Para a coordenadora do curso, a professora Érica Xavier, essas iniciativas são imprescindíveis para fomentar a construção do conhecimento na prática. “Essa troca da área profissional com os nossos alunos contribui muito com a formação deles, pois eles aprendem o passo a passo para abrir uma empresa”, destacou.
A apresentação mostrou para os futuros contadores uma demonstração das funcionalidades dos sistemas utilizados pela entidade, bem como a simulação da abertura de uma empresa no Portal Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento de negócios.
O convite foi uma iniciativa da professora da disciplina de Laboratório Contábil I, Katiane Pinho, que, durante o encontro, elogiou a modernização dos serviços oferecidos pela autarquia.
“Eu vivenciei uma época em que não existia nenhum sistema fácil, não existia o Facilita e eu já cheguei a passar 60 dias para abrir uma empresa. Se alguma coisa estava errada, pediam para eu fazer tudo de novo. Hoje a gente tem acesso a um sistema da Redesim que faz toda essa integralização”, relatou a professora.
Durante a apresentação, que foi o encerramento da disciplina para os alunos do 8° período, Jadson Ramos destacou a agilidade no tempo médio para abertura empresarial no estado, que ocupa a 5° posição dentre as Unidades Federativas.
Segundo o ranking de outubro divulgado pela Rede Nacional Para a Simplificação do Registro e da Legalização de Negócios (Redesim), o estado alcançou o tempo de 5h53 para a consulta de viabilidade local e nome empresarial, 0h02 para a autenticação de cadastros e 4h08 com relação ao trabalho da Juceal, resultando no tempo médio de 10h03 para abertura de negócios.
“É imprescindível para aqueles que desejam se tornar contadores conhecer o Portal Facilita Alagoas, porque todos os trabalhos que a Junta Comercial oferece se encontram lá”, afirmou Ramos.
A Junta Comercial promove essas palestras com o intuito de intensificar o vínculo com os estudantes e futuros clientes.
Últimas notícias

Paciente psiquiátrica esfaqueia ex-marido e se tranca dentro de casa em Penedo

Semurb fiscaliza despejo irregular de esgoto na bacia do Rio Jacarecica

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 45 milhões

Projeto de ilustrador alagoano transforma Maceió em arte

Consórcio Aero Maragogi pede autorização ambiental para funcionamento do Canteiro de Obras

Prefeito de Junqueiro manifesta solidariedade ao gestor de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
