Ao lado de presidentes dos Poderes, Lula recepciona Xi Jinping para jantar no Itamaraty
Candidato a presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta foi convidado pelo petista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na noite desta quarta-feira (20) o presidente da China, Xi Jinping, para um jantar no Palácio Itamaraty. O evento encerra a passagem do líder chinês no Brasil. Ele participou do G20, no Rio de Janeiro, e na manhã desta quarta esteve no Palácio da Alvorada, onde assinou 37 acordos com Lula.
O jantar contou com a presença de autoridades nacionais, a exemplo dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente, além do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso.
O vice-presidente Geraldo Alckmin; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a presidente do banco dos BRICS, Dilma Rousseff; e o assessor especial da Presidência da República Celso Amorim também participaram do encontro. Lula convidou, ainda, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à sucessão de Lira no comando da Câmara.
Durante um discurso de brinde aos 50 anos de amizade entre China e Brasil, no jantar, Lula destacou que ambos, por diferentes circunstâncias, conhecem “muito perto a dor da fome e as mazelas da pobreza”.
“Transformamos adversidades pessoais na mais profunda determinação de eliminar esses flagelos da humanidade. O presidente Xi é conhecido por seu dinamismo e grande senso de justiça social. Características que soube transpor para suas gestões”, disse o petista.
O presidente brasileiro destacou que a China “tem servido de inspiração para as mudanças profundas que a humanidade deve empreender para falar mais de paz do que de guerras, para cooperar mais do que competir, para criar mais do que destruir”.
Mais cedo, Lula e Jinping assinaram, 37 acordos e memorandos entre os países, incluindo um com a SpaceSail, rival da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk que fornece serviços de internet via satélite. Desde 2009, a China é a maior parceira comercial do Brasil. O país é o que mais recebe as exportações brasileiras do agronegócio.
Presidente da China celebra relação com o Brasil
Mais cedo, durante discurso no Alvorada, o líder chinês disse que a relação entre os dois países “está no melhor momento da história”. “Agora mesmo mantive uma reunião cordial, amistosa e frutífera com o presidente Lula. Fizemos uma retrospectiva do desenvolvimento das relações China-Brasil ao longo dos 50 anos. Coincidimos em que esse relacionamento está no melhor momento da história”, declarou o Jinping.
Jinping explicou que, na conversa com Lula, os dois chegaram a “consensos estratégicos” na inovação da relações bilaterais, em um mundo “mais justo e um planeta mais sustentável”.
“Concordamos em aprofundar constantemente a confiança estratégica mútua e continuar com os apoios mútuos firmes nas questões vitais, como a soberania e segurança”, continuou o líder da China.
O presidente chinês ressaltou que os dois países tiveram de “assumir proativamente a grande responsabilidade histórica de salvaguardar os interesses comuns os países de sul global e de promover uma ordem internacional mais justa e equitativa”.
Ele explicou que o Brasil e a China vão “aprofundar” a cooperação em áreas prioritárias, como economia e comércio, finanças, ciência e tecnologia, infraestrutura e proteção ambiental. Além de reforçar os laços em áreas emergentes, como a transição energética, economia digital, inteligência artificial e mineração verde.
“É também nosso consenso que China e Brasil continuem estreitando a colaboração nos fóruns multilaterais, como as Nações Unidas, G20 e BRISC, enfrentando a fome e a pobreza, conflitos regionais, mudanças climáticas, segurança cibernética, entre outros desafios tradicionais e não tradicionais de segurança”, destacou Jinping.
Veja também
Últimas notícias
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
