Cria promove workshop sobre os avanços da vacinação em Alagoas
Evento apresentou o panorama do projeto Vacina + em 2024, elucidando dificuldades e estratégias adotadas para promover a vacinação nos municípios do estado
A Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveu um Workshop, na manhã desta quinta-feira (21), com o tema “Vacina+: Estratégias na Captação de Crianças Menores de 2 anos com atraso vacinal”. O evento, que teve como foco as ações do projeto Vacina +, contou com palestras sobre a temática, elucidando dificuldades, estratégicas e resultados da vacinação infantil em Alagoas.
De acordo com a secretária Executiva de Gestão Interna da Primeira Infância, Rhaissa Paz, o evento serve para aproximar, elucidar e discutir ainda mais como ampliar a cobertura vacinal em Alagoas.
“O trabalho do Vacina + é um trabalho extremamente rico e feito por profissionais capacitados e que entendem a importância da vacinação infantil. Os números expressivos alcançados não foram alcançados sem planejamento. Esse momento serve para passarmos o que foi feito, mostrando que é um trabalho que precisa de tempo, ajuda dos setores responsáveis e compromisso”, explica.
Após abrir com uma pequena mesa de honra composta por representantes da Secretaria da Primeira Infância (Cria) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o evento iniciou com um panorama geral do Vacina + em Alagoas. Somente este ano, o projeto realizou censo vacinal em 35 municípios alagoanos. Contando com 2023 e 2024, um total de 57 municípios integram o escopo da ação, o que possibilita um monitoramento do progresso e da cobertura vacinal infantil no estado.
O workshop seguiu com a palestra “Microplanejamento das ações de vacinação“, comandada pela assessora técnica da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa), Rafaela Siqueira. Logo após, o Dr. Rafael Morais, supervisor do Programa Mais Médicos pelo Brasil, apresentou um panorama do processo de trabalho na Atenção Primária de Saúde.
Para finalizar o momento de aprendizado, a coordenadora de Imunização do Município de Pilar, Fernaciny Wandrley, apresentou o tema "Estratégias de captação para a vacinação infantil", trazendo suas experiências exitosas no município, para que possam ser replicadas em outros. A discussão foi complementada por Simone Barros, coordenadora de imunização do município de Cacimbinha e atuante na Coordenação de Regulação, Controle e Avaliação, Vigilância em Saúde e Epidemiologia.
Últimas notícias
Ator Rui Rezende, de 'Roque Santeiro', morre aos 88 anos no Rio de Janeiro
Revalida 2026/1: divulgado resultado final da primeira etapa do exame
IBGE inicia coleta da Pesquisa Nacional de Saúde 2026
Inmet emite alerta de baixa umidade para 16 municípios de Alagoas nesta segunda (13)
Após 26 anos, concurso da Guarda Municipal reúne quase 15 mil candidatos em Maceió
Mais de 10 mil pessoas acompanham Renan Filho e Cícero Cavalcante em caminhada histórica
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
