Em Alagoas, 452 pessoas privadas de liberdade farão provas do Enem PPL
Provas serão realizadas em unidades prisionais e socioeducativas de todo o país
Na terça e quarta-feira (10 e 11), 452 pessoas privadas de liberdade em Alagoas realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). O exame é destinado a presos e adolescentes sob medidas socioeducativas que envolvem privação de liberdade e tem como objetivo principal avaliar o desempenho escolar no nível médio, além de ser uma oportunidade para acesso ao ensino superior e reinserção social por meio da educação.
Assim como o Enem regular, o Enem PPL é composto por provas de quatro áreas do conhecimento, totalizando 180 questões objetivas, além da redação. As provas, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), serão realizadas em unidades prisionais e socioeducativas de todo o país.
Provas e logística
No primeiro dia de exame, os participantes responderão a 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além de redigir uma redação. No segundo dia, as provas serão compostas por 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. As aplicações ocorrerão nos horários determinados pelo edital: início às 13h30, com término às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.
As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, que foi aplicado em 3 e 10 de dezembro deste ano. A aplicação do Enem PPL ocorre em dias úteis, em conformidade com as condições das instituições de privação de liberdade e unidades socioeducativas, que recebem autorização dos órgãos responsáveis em cada estado.
Perfil dos participantes
Em 2024, o Enem PPL registrou mais de 97 mil inscritos em todo o país. A maioria dos participantes é composta por homens (91,7%), enquanto mulheres representam 8,3% do total.
A faixa etária predominante está entre 21 e 45 anos, abrangendo 46,2% dos inscritos, seguida pelo grupo de 18 a 30 anos (41,6%). Adolescentes menores de 18 anos correspondem a 0,9% dos candidatos, enquanto 1,6% têm 60 anos ou mais.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
