Cabo Bebeto homenageia Claydson Mourinha com entrega da Comenda Tavares Bastos
A comenda Tavares Bastos é a maior honraria oferecida pelo Parlamento alagoano
Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (6) a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) entregou a Medalha de Mérito Tavares Bastos a Claydson Duarte Silva de Moura pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A homenagem foi concedida por iniciativa do deputado Cabo Bebeto (PL) e aprovada por unanimidade no plenário da Casa. A comenda Tavares Bastos é a maior honraria oferecida pelo Parlamento alagoano.
Na abertura da solenidade, Cabo Bebeto destacou a trajetória profissional e pessoal de Mourinha salientando que "é mais que merecedor da Comenda Tavares Bastos que é concedida a autoridades nacionais ou estrangeiras e a personalidades que se tenham igualmente tornado merecedoras desta láurea, por serviços prestados ao desenvolvimento do Estado de Alagoas, em qualquer ramo de atividade, como é o presente caso".
Ainda em sua fala, o deputado ressaltou que a Comenda Tavares Bastos é o mais importante título que a Casa pode conceder a alguém, "o que ratifica a importância do seu trabalho e de sua pessoa para nossa sociedade. Você é um gigante por onde passa e chancela que, além do lado profissional, é um cidadão alagoano diferenciado".
Após receber a honraria, Mourinha fez uso da palavra e disse que, como cristão, agradeceu as missões dadas por Deus, lembrando os desafios enfrentados durante sua vida profissional. "Estou servidor público fazendo o que gosto e isso é muita benção para uma só pessoa, por isso tenho a obrigação de, todos os dias, fazer o melhor. Os mais simples sempre estarão na minha prioridade".
"No mesmo lugar que essa Comenda estará em minha vida, a partir de hoje, também estará a mensagem da senhorinha que me encontrou na fila da padaria e me abraçou, dos servidores que se sentem acolhidos e de tantos outros. Tenho muito a fazer e vou continuar fazendo. Seguirei sempre de portas e coração abertos. É dessa política que respeita as pessoas e a coisa pública que o Brasil precisa", concluiu Mourinha.
A deputada estadual Rose Davino ressaltou o prazer em participar da homenagem e pontuou o trabalho desempenhado por Mourinha junto àqueles que mais precisam. O secretário Executivo da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Caio Aguiar, reforçou que esta é uma homenagem merecida. "É uma honra trabalhar contigo, você faz a diferença".
O homenageado
Claydson Duarte Silva de Moura, o Mourinha, como é mais conhecido, nasceu em Maceió no dia 05 de outubro de 1974, é filho de Maria Conceição Duarte Silva de Moura e Otávio Fidelis de Moura (artista, compositor e cantor que foi proprietário de uma das maiores casas turísticas de Maceió, o Lampião).
Mourinha é formado em Administração e Comércio Exterior pela Faculdade de Alagoas, com pós-graduação em Administração e Gestão de Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Internacional, e em Gestão de Saúde pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Começou sua vida pública em 1996, como presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (UESA), quando conquistou a aprovação da Lei da Meia Entrada, que beneficiou mais de 600 mil estudantes em todo estado. Foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e assessor especial da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, em Brasília. Atuou como Secretário de Planejamento e Projetos da Prefeitura de São Miguel dos Campos e como Secretário de Planejamento e de Cultura da Prefeitura de Marechal Deodoro.
Na Prefeitura de Maceió, coordenou a vacinação contra a Covid-19, desde o planejamento até a execução, durante o período de pandemia, com resultados que deram destaque nacional à capital alagoana. Em seguida, foi nomeado Secretário Executivo do Gabinete do Prefeito, onde liderou a revitalização da orla lagunar e do Vale do Reginaldo, e coordenou ações envolvendo as secretarias de Saúde, Infraestrutura e Segurança Comunitária e Convívio Social, e as Superintendências de Transporte e Trânsito, Desenvolvimento Sustentável e Iluminação Pública.